Bancadas de granito belas, elegantes e duráveis. Por isso, apesar do custo relativamente alto, o granito é uma opção comum para compor as bancadas da cozinha. Conheça algumas vantagens de ter bancadas de granito na cozinha.

Ter ou não uma bancada de granito na cozinhaFonte: Houzz – Glickman Schlesinger Architects.

O granito é uma pedra natural, encontrada com certa facilidade no Brasil, principalmente nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais. O material é extremamente duro, o que o torna muito difícil de lascar, riscar ou rachar. A dureza do granito rivaliza apenas com a dureza dos diamantes, que são utilizados para cortar e polir as pedras naturais.

Além da alta durabilidade, o granito tornou-se popular devido a sua variedade. Ele está disponível em centenas de cores, que variam de tons de branco a castanho, vermelho, verde, azul e preto. Porém, os tons mais populares atualmente são o marrom e o bege.

Bancadas de cozinha de granito podem receber itens quentes, como panelas e frigideiras, sem danificar, assim como resistir bem a manchas de gordura, principalmente se for selado com um impregnador à base de silicone. O acabamento polido não se desgasta, o que torna o granito uma excelente superfície para a preparação de massas.

Uma bancada de cozinha feita de granito é única. Afinal, não há uma pedra de granito igual a outra. Consequentemente, o granito fornece um elemento muito interessante e personalizado para um projeto de decoração e ainda adiciona certa riqueza, textura e elegância que não são encontradas em outros materiais.

Vantagens de ter bancadas de granito na cozinhaFonte: Houzz – Powell/Kleinschmidt, Inc.

Bancadas de granito podem dar um brilho especial e muita personalidade a cozinha, principalmente porque o material é natural e singular. Devido a sua grande variedade de cores, é possível usar o granito tanto para combinar quanto para contrastar os balcões com os móveis, o que transforma o projeto em algo verdadeiramente único.

Não importa se você está construindo uma cozinha completamente nova ou remodelando um espaço já existente, pois usar bancadas de granito na cozinha valoriza o cômodo e a casa como um todo, levando até a um aumento no valor de venda do imóvel. Este é um dos melhores investimentos que uma pessoa pode fazer ao reformar a cozinha, pois o mármore não tende a perder o valor com o passar do tempo.

E embora possa ser mais caro para colocar bancadas de granito por toda a cozinha, elas continuam sendo a principal escolha entre arquitetos, decoradores e proprietários que desejam deixar suas casas mais sofisticadas.

O valor gasto nas bancadas de granito para a cozinha tendem a valer até três vezes o que você investiu. Se você pretende vender seu imóvel um dia, pode acabar achando compradores que paguem valores superiores ao pedido simplesmente por causa da beleza e qualidade das bancadas da cozinha feitas de mármore.

Vantagens de ter bancadas de granito na cozinhaFonte: Houzz – Merrick Design and Build Inc.

Se você decidir usar bancadas de granito na cozinha, planeje tanto o lado financeiro quanto o estético. Selecione a cor que você deseja para complementar a decoração da cozinha, mas saiba que os tons mais comuns, como marrom e bege, tendem a ser mais baratos. Os tons do granito são, geralmente, neutros, o que faz com que seja fácil encaixar qualquer pedra em praticamente qualquer decoração de cozinha.

As pedras de granito são cortadas exatamente do tamanho onde serão instaladas. Portanto, quando for encomendar seus balcões, tenha as medidas exatas dos espaços. Além disso, se você pretende instalar uma pia ou um fogão cooktop nos balcões também é necessário saber a medida exata deles, para que o buraco para o acessório já venha pronto.

Uma vez que você está usando um produto de alta qualidade como granito, é preciso pensar sobre o tipo certo de pia e torneira, para que elas combinem bem com suas novas bancadas. Uma pia e uma torneira de aço inoxidável, por exemplo, são super elegantes e ficam lindas junto ao granito das bancadas.

Deixe seu Comentário

Comentários