Existem diversos tipos de sofá para compor sua sala e deixá-la mais confortável. Porém, antes de comprar um, é importante conhecer as características dos principais modelos de sofá. Por isso, separamos alguns modelos de sofá para você descobrir qual o mais adequado de acordo com as suas necessidades.

Conheça 5 tipos de sofá ideais para sala 

1. Sofá tradicional: o sofá tradicional é bem comum e costuma vir em dois ou três lugares. No entanto, é possível achar modelos maiores, principalmente em lojas que fazem peças sob medida.

Confira alguns tipos de sofás ideais para sala

Fonte: FreePik

Antigamente, era muito comum utilizar um jogo de sofás na decoração da sala, tendo um sofá de dois lugares e outro de três lugares no mesmo ambiente.

No entanto, essa combinação anda um pouco fora de moda, e muitos arquitetos e decoradores têm substituído o segundo sofá por poltronas ou bancos. Mesmo assim, o sofá com modelo tradicional ainda encontra espaço na decoração de interiores, compondo lindos e confortáveis ambientes.

Tipos de sofá tradicional

Fonte: FreePik

É possível encontrar uma infinidade de materiais e geralmente é fácil de ser encaixado na decoração da casa. Basta encontrar o que se encaixa melhor no seu ambiente.

5 tipos de sofás ideais para sala

Fonte: FreePik

2. Sofá retrátil: o sofá retrátil costuma ser maior que o tradicional. Isso porque ele possui uma parte expansível que fica “escondida” quando ele está fechado.

Essa pode ser uma boa opção de sofá para quem não tem uma sala grande, mas mesmo assim preza pelo conforto na hora de assistir a um filme.

A vantagem do sofá retrátil é que ele não ocupa muito espaço, somente quando é expandido, portanto não afeta o espaço de circulação da sala.

Muitos sofás retráteis também são reclináveis, o que os tornam ainda mais confortáveis. Hoje, já é possível encontrar no mercado sofás retráteis com acionamento motorizado, tornando essa uma peça ainda mais funcional para a decoração da sala.

Sofá retrátil é um dos tipos de sofá para sala

Fonte: Alibaba

3. Sofá em L: também conhecidos como sofá de canto, os sofás em L são perfeitos para quem quer ocupar o espaço todo.

Esse tipo de sofá não precisa, necessariamente, ficar no canto da sala; ele também é muito utilizado para dividir o ambiente, principalmente em grandes espaços.

Quem tem a família grande ou gosta de receber vários amigos aproveita muito bem o sofá em L, que tem vários espaços para sentar.

Esse também é o modelo de sofá ideal para quem quer substituir um conjunto de sofás tradicionais, mas faz questão de manter o mesmo número de acentos.

Esse tipo de sofá geralmente é modulado, o que facilita o seu transporte, além de possibilitar algumas formas diferentes de montar o móvel no ambiente.

Sofá em L é um dos tipos de sofás ideais para sala

Fonte: FreePik

4. Sofá-cama: quem não tem um quarto de hóspedes pode optar por ter um sofá-cama na sala. O sofá multifuncional já foi sinônimo de desconforto e falta de beleza; no entanto, atualmente é possível encontrar sofás-cama bem bonitos e confortáveis.

Neste caso, como o sofá também será utilizado como cama esporadicamente, escolha um material de boa qualidade, para durar muito tempo, mas também que não esquente muito.

No caso do sofá-cama ter almofadas móveis, elas podem ser utilizadas como travesseiros pelos hóspedes.

Sofá-cama é um dos tipos de sofás ideais para sala

Fonte: FreePik

5. Sofá com chaise: muito parecido com o sofá em L, o sofá com chaise é supermoderno e fica bem em praticamente todo tipo de sala, até nas menores.

A palavra “chaise” refere-se à extensão de um dos lugares do sofá, que permite a quem utilizar esse espaço ficar com as pernas esticadas.

Existem sofás com chaise de vários tamanhos e, dependendo da disposição do cômodo e de como o móvel ficará nele, pode valer a pena escolher uma extensão menor, para não atrapalhar o espaço de circulação.

Por outro lado, se a chaise ficar encostada na parede, ela pode ampliar o número de locais para sentar na sala, quando houver mais gente.

5 tipos de sofás ideais para sala

Fonte: Ponto Frio

Deixe seu Comentário

Comentários