Assim como almofadas, jarros com flores e papéis de parede, estantes e livros podem dar objetos decorativos bonitos e interessantes. Muita gente coleciona livros e eles têm um charme todo especial e muita personalidade. Se você gosta de ler ou simplesmente ama a aparência dos livros, veja essas 10 maneiras de decorar com livros:

10 maneiras de decorar com livrosFonte: Jordan Parnass Digital Architecture.

Inclinados: estantes inclinadas fazem com que as bordas dos livros pareçam irregulares, o que pode dar um charme especial e moderno a decoração. O visual meio desconectado pode criar um clima bem humorado na sua casa, deixando-a com muita personalidade.

Modular: estantes modulares são bem interessantes pois são montadas de acordo com o espaço disponível. Além isso, dividir os livros nos vários módulos de uma estante pode fazer com que eles pareçam catalogados, o que deixa o espaço com uma aparência muito mais organizada.

Empilhados: pilhas de livros estão na moda e podem ajudar a decorar vários cômodos da casa. Ter uma pilha de livros ao lado da cama pode ser muito legal e ainda proporciona material de leitura para noites de insônia. Uma pilha de livros na mesinha de centro pode gerar várias conversas com os amigos, enquanto colocá-las em baixo de vasos dá mais altura ao arranjo.

Estante em curva: ter uma parede em curva dentro de casa é um verdadeiro desafio na hora de decorar. Se esse é o seu caso, que tal construir uma estante em curva neste espaço? Assim ele deixa de ser subaproveitado e ainda ganha mais charme e personalidade, criando a sensação de que você está em uma biblioteca diferente e inusitada.

Como decorar com livrosFonte: Elliot Walsh.

Prateleiras do chão ao teto: quem tem muitos livros e uma grande parede disponível pode se dar ao lucho de ter muitas prateleiras para organizar sua biblioteca. Instale prateleiras do chão ao teto para organizar a grande coleção de livros e coloque uma poltrona confortável perto delas. Seu cantinho de leitura estará pronto e com direito a uma decoração especial feita com as lombadas dos livros.

Reciclado: um terrário é uma forma bonita de ter plantas em uma casa. Mas que tal colocar um livro antigo dentro do terrário? Isso com certeza provocará surpresas agradáveis em seus visitantes e ainda colocará nos centros das atenções um livro que, provavelmente, iria para o lixo.

Obras de arte: se você tem alguns livros que já estão soltando da capa, pode ser hora de transformá-los em algo novo. Use as capas soltas para criar obras de arte e pendure-as nas paredes. Outra forma interessante de reaproveitar o material é usá-lo como porta-retratos, colando sua fotos favoritas e pendurando o conjunto em um lugar de destaque.

Cor coordenada: quem está achando a estante sem graça pode separar os livros por cor, criando blocos de tons de acordo com as lombadas. Não tem problema se algumas coleções ficarem separadas. Afinal, como o intuito é decorar com os livros, a catalogação do material acaba ficando em segundo plano. Isso com certeza deixará a decoração mais colorida e interessante.

Decorar a casa com livrosFonte: Robert Holgate Design.

Mesinhas de livros: quem quer dispensar o uso de alguns móveis pode apelar para as mesinhas de livros. Uma pilha de livros ao lado do sofá é uma mesinha lateral. Já ao lado da cama, ela se transforma na mesinha de cabeceira. Claro que você não usará seus livros favoritos para isso, pois eles ficam em contato direto com o chão e podem acabar danificados.

Varal de leitura: ao invés de uma mesa ou estante, tenha um varal com os livros pendurados. Essa pode ser uma boa opção para quem sempre perde a página que estava lendo, pois o varal pode ajudar a marcar o livro.