Cores ajudam a deixar a vida mais alegre. E é por isso que devemos usar várias delas em casa. Se você deseja começar a colorir o seu lar, mas tem um pouco de medo do resultado, vejas essas dicas para usar mais cor na decoração da casa:

Cores na decoração da casaFonte: Houzz – Brett Mickan Interior Design.

1. Mantenha suave: se você não tem o costume de usar cores na decoração, pintar um cômodo inteiro de um tom brilhante pode ser chocante. Por isso, ao usar cor em um grande espaço, escolha tons mais suaves. Deixe as cores fortes para alguns detalhes decorativos.

2. Crie um ponto focal: os pontos focais tornam a decoração mais interessante. E, para quem deseja começar a usar mais cor na decoração da casa, nada melhor do que um ponto focal colorido. Um tapete estampado ou algumas almofadas de tons fortes sobre o sofá já ajudam a criar esse ponto. Outra opção interessante é usar uma obra de arte para dar um clima mais dramático ao espaço.

3. Escolha cores com as quais você possa conviver: ao usar cores em sua casa, tanto nas paredes quanto nos itens decorativos, certifique-se de escolher uma paleta que te agrade e com a qual você possa conviver por um longo tempo. Itens decorativos são fáceis de trocar, mas pintar e repintar paredes constantemente pode ser bem trabalhoso.

4. Comece com pouco: é natural sentir-se perdido e não ter certeza por onde começar quando se trata de escolher cores para a decoração da casa, principalmente quando se está acostumado com tons neutros. Comece com pequenos acessórios coloridos e vá incluindo outros itens gradualmente. Assim fica mais fácil se acostumar com as cores sem causar nenhum choque.

Dicas para usar mais cor na decoração da casaFonte: Houzz – Burnham Design.

5. Nem tudo precisa combinar: às vezes, quebrar as regras pode trazer resultados surpreendentemente bons quando se trata de design. Utilize cores que geralmente não são usadas juntas para criar espaços mais modernos. Outra opção é juntar vários tons vibrantes em um mesmo espaço, deixando-o mais despojado e irreverente.

6. Escolha uma cor principal para o quarto infantil: decorar quartos infantis com cores é muito mais fácil. Por isso, você pode começar daí. Crianças geralmente adoram uma determinada cor, e você pode investir nela. Utilize-a nas paredes e até no chão se possível. Depois, crie pontos focais e toques coloridos com outros tons. Com certeza esse quarto ficará muito bonito.

7. Cuidado com os tons escuros: se você for usar um tom muito escuro em uma parede ou no chão, por exemplo, limite a cor a esse espaço e utilize tons mais neutros pelo resto do cômodo. Isso ajuda o espaço a parecer mais organizado e bonito.

8. Os opostos se atraem: cores que estão em lados oposto da roda de cores podem levar muita diversão para um espaço. Essas combinações inusitadas são inesperada e acrescentam muito a decoração. Tons azuis e alaranjados, por exemplo, misturam o frio e o quentes, criando uma combinação ideal.

Como usar mais cores na decoraçãoFonte: Houzz – Eileen Kathryn Boyd Interiors.

9. Use cores para iluminar o espaço: quartos totalmente brancos podem parecer bonitos e relaxantes, mas a realidade é que precisamos de um pouco de diversão em nossas vidas diárias. Por isso, a adição de cores fará com que o cômodo pareça mui mais vivo. Mesmo em um espaço branco e minimalista, uma dose de cor pode fazer com que ele fique mais moderno e interessante.

10. Determinar a função do cômodo antes de escolher as cores: uma sala de jogos, por exemplo, costuma ter um esquema diferente de uma sala de estar formal. Compreender a função de cada espaço ajuda a limitar a paleta de cores e facilitar as escolhas. Ao mesmo tempo, não tenha medo de usar cores ousadas, pois elas irão ajudar a refletir sua personalidade por toda a casa.