Evitar o perigo potencial é sempre bom. Por isso, conhecer as plantas que podem fazer mal a seus animais de estimação é muito importante. Um número surpreendente de plantas podem ser tóxicas e até mesmo letais para seus animais.

Plantas que fazem mal para animaisFonte: Gardening with Confidence.

Isso não quer dizer que plantas e animais de estimação não podem coexistir de forma alguma. Existem muitas plantas que são inofensivas para os pets. E mesmo as que são tóxicas podem ser utilizadas, desde que sejam colocadas em locais que não acessados pelos animais.

Ainda assim, é melhor prevenir do que remediar. Afinal, cães e gatos gostam de ficar em jardins e quintais ao ar livre e costumam comer plantas para manter a flora intestinal em funcionamento. E lembre-se que algumas plantas são tóxicas tanto para animais quanto para seres humanos. É claro que adultos vão evitá-las, mas crianças podem acabar pegando essas plantas para brincar e até acabar ingerindo algumas por acidente.

As amarílis (Hippeastrum) são plantas ornamentais bem populares, mas para cães e gatos pode causar uma variedade de problemas, desde disfunções gastrointestinais a tremores e até anorexia. Já o açafrão de outono, também conhecido como mulher nua, pode causar vômitos, diarreia e até mesmo danos nos órgãos internos dos animais. Essa planta também é um famoso veneno para os seres humanos.

Azáleas, assim como os ciclames, também podem causar vômitos, diarreia, fraquezas em geral e, em grandes doses, pode levar até mesmo a morte. Os crisântemos podem ajudar a repelir pragas nos jardins, mas também são populares por causar problemas no sistema gastrintestinal dos animais de estimação.

Plantas que podem fazer mal aos animais de estimaçãoFonte: Le jardinet.

Narcisos e tulipas são lindos, mas podem causar problemas aos animais como babar em excesso, convulsões e problemas cardíacos. Dálias podem causar de problemas de pele a problemas gastrointestinais, por isso devem ser mantidos fora do alcance de animais de estimação mais sensíveis, principalmente filhotes.

A hera é popular tanto no paisagismo quanto dentro de casa, mas se digerida pode causar vômitos, diarreia, dor e excesso de salivação. Já a ingestão da dedaleira, além de causar problemas gastrointestinais, pode resultar em problemas cardíacos em animais e pessoas.

Os hellebores, bem comuns em jardins de inverno, pode causar dor abdominal, cólicas e depressão em cães e gatos quando ingerido. Já a ingestão de hortênsias tem sintomas que variam de irritação da mucosa oral, desconforto gastrointestinal e até depressão.

Os membros da família do lírio, incluindo os híbridos asiáticos, são altamente tóxicos para os gatos, resultando em danos renais graves, mesmo com a ingestão de pequenas quantidades. O lírio da paz, uma planta bem comum no paisagismo, pode causar problemas bucais significativos e vômitos se consumido por cães ou gatos.

Plantas usadas em casa que fazem mal aos animaisFonte: Exteriorscape.

O loendro é altamente tóxico quanto ingerido por seres humanos e animais de estimação. Os problemas vão desde desconfortos gastrointestinais a comprometimento do sistema cardíacos e até a morte. Até a potus pode causar problemas, como irritação e inchaço das mucosas. Mas como elas são utilizadas em vasos suspensos, é raro que isso aconteça.

A palmeira sagu, que também é uma escolha popular para o paisagismo, é muito tóxica para animais de estimação. Enquanto a folha pode causar problemas leves, as sementes são mais agressivas sua ingestão pode resultar em convulsões e insuficiência hepática.

A cheflera, também conhecida como árvore guarda-chuva popular, é bem popular em jardins ornamentais e pode causar intensa irritação da mucosa oral e vômitos se ingerida. Já os teixos afetam o sistema nervoso central, podendo sua ingestão resultar em falha cardíaca. Até vagens e ervilhas podem afetar os pets, causando tremores, convulsões e, em casos graves, a morte do animal.

Agora que você conhece várias plantas que fazem mal a seus animais de estimação, fica bem mais fácil de prevenir. Se algum acidente mais grave acontecer, corra para o veterinário e identifique a planta que causou o problema. Quanto mais rápido for o atendimento, maiores as chances de recuperação.