Atualmente, praticamente todo mundo tem um micro-ondas e depende dela para cozinhar no dia a dia, seja descongelando alguns alimentos, seja cozinhando uma refeição nele. Mas qual o melhor lugar para o micro-ondas? Essa é uma dúvida bem comum, principalmente entre as pessoas que consideram este um item indispensável na cozinha.

Onde armazenar o micro-ondasFonte: Houzz – Sylvie Meehan Designs.

Então, qual é o lugar perfeito para um micro-ondas na cozinha? Eles podem ficar a vista ou devem ser mantidos escondidos? Tem problemas deixá-los sobre uma das bancadas? Ou será que vale a pena isolá-lo? Confira algumas ideias de espaços para colocar o seu micro-ondas:

Acima do fogão: instalar o micro-ondas acima do fogão é uma ideia clássica e que ajuda a economizar espaço na cozinha, liberando uma parte do balcão para a preparação de alimentos ou instalação de outros eletroportáteis.

A desvantagem é que essa arrumação não funciona para todo mundo, pois pode diminuir o alcance sobre as bocas do fogão. Além disso, essa posição também impede a instalação de depuradores e coifas, além de deixar o micro-ondas numa posição de evidência, bem na altura dos olhos, o que muita gente considera pouco elegante.

Embaixo do balcão: esta é outra posição para o micro-ondas que faz com que o item não ocupe lugar sobre o balcão, mantendo as superfícies mais vazias. Assim ele também fica escondido, em lugar projetado especialmente para recebê-lo. Por outro lado, é preciso se abaixar para mexer no micro-ondas, o que pode ser bem desconfortável, principalmente para pessoas idosas.

Qual o melhor lugar para o micro-ondas?Fonte: Houzz – Innovative Construction Inc.

Além disso, famílias com crianças podem ficar especialmente preocupadas em colocar o micro-ondas numa posição tão baixa, pois isso torna o eletrodoméstico muito mais acessível para as mãozinhas curiosas dos pequenos.

Escondido no armário: se você pode encontrar um micro-ondas do tamanho certo, pode adaptar uma prateleiras de um dos seus armários de cozinha e colocá-lo lá. Assim você o mantém longe das vistas e em segurança, completamente escondido. O ideal é que o micro-ondas não fique muito justo entre as prateleiras, para que haja espaço para ele dissipar o calor.

Apesar dessa ser uma posição bem favorável para o micro-ondas, ele acaba tomando uma parte do espaço de armazenamento da cozinha, o que nem sempre é vantajoso. Além disso, todas as vezes que você for usar o micro-ondas, terá que abrir as portas dos armários. E como fazer isso se suas mãos estiverem ocupadas cozinhando.

Embutido no armário: se você tem móveis de cozinha sob medida, é provável que haja um espaço reservado especialmente para o micro-ondas. A vantagem de embutir o micro-ondas nos armários é que eles ficam acessíveis, além de ajudar a manter a aparência da cozinha mais organizada.

Qual o melhor lugar para o micro-ondas?Fonte: Houzz – Michelle Drenckhahn.

No entanto, esses nichos para micro-ondas em móveis sob medida tendem a receber respiradouros que nem sempre são fáceis de limpar. Além disso, seu micro-ondas deve ser medido de forma certeira, para que a peça se encaixe no nicho perfeitamente.

Dentro da dispensa: para quem não usa o micro-ondas sempre, essa até é uma solução interessante e viável. Assim, ele não ocupa lugar na cozinha, mantém a bancada e os armários livres e não destoa da decoração. O ideal é que ele fique em um espaço que não seja muito confinado e permita que ele dissipe o calor.

No entanto, todas as vezes que houver necessidade de usar o micro-ondas, será preciso ir até a dispensa, abrir as portas, acender luzes, etc., o que pode fazer com que muita gente desista completamente de usar esse item.

Então, qual o melhor lugar para o micro-ondas? Não há uma resposta certa, pois ele deve ser colocado no espaço que melhor funciona para você e sua família!