Muitas casas parecem que nunca estão realmente limpas, apesar do esforço. E isso não tem muito a ver com falta de espaço para armazenamento ou de arrumação. Está mais ligado a escolhas de decoração que fazemos e que acabam contribuindo para criar um sentimento de desordem ou calma. Por isso, conheça algumas opções decorativas que fazem a casa parecer mais limpa.

Opções decorativas que fazem a casa parecer mais limpaFonte: Houzz – Prorail Systems Ltd.

Menos cores: descobrir como combinar cores diferentes, com apenas algumas variações, é a chave para criar um ambiente mais harmônico. Colocar em um mesmo espaço várias cores que brigam por atenção pode fazer com que tudo pareça muito mais desorganizado e sujo do que realmente é, principalmente se o cômodo for pequeno.

Se você está preocupado em criar uma mistura que fique agradável, pense em usar vários tons de uma única cor. Isso vai adicionar profundidade e riqueza para o cômodo sem deixar o espaço com uma aparência de desorganizado.

Móveis com a mesma escala: da mesma forma, ter cadeiras com as costas na mesma altura em torno de uma mesa cria uma linha contínua, enquanto alturas variadas fazem com que o cérebro humano passe mais tempo ocupado processando a informação. Se você quer manter sua casa com uma aparência mais limpa, procure usar móveis com escalas semelhantes e que tenham o mesmo estilo.

Decoracoes que fazem a casa parecer mais limpaFonte: Houzz – Shanade McAllister-Fisher.

Estilo consistente: casas que possuem vários estilos diferentes são mais dinâmicas e interessantes. Mas muita mistura pode acabar tornando os espaços confusos, pois você não saberá onde pousar o olhar. Dê a cada peça de um determinado estilo pelo menos um companheiro que compartilhe a cor, o período ou o acabamento.

Ao conectar os elementos de design num mesmo espaço usando características comuns torna o espaço mais aconchegante física e visualmente, pois assim você permite que o olhar se mova por todo o ambiente sem problemas.

Grandes obras de arte: múltiplos quadros variados pendurados na parede são uma ótima maneira de preencher um grande espaço, mas a desvantagem é a desordem visual que vem das várias peças penduradas ao lado umas das outras. Sem dúvida, um arranjo de parede inspirado nas galerias de arte é mais equilibrado.

Dicas de decoracao para a casa parecer mais limpaFonte: Houzz – Terrat Elms Interior Design.

Mas mesmo esta arrumação pode parecer desordenada para alguns olhares. Por isso, umas uma grande obra de arte pode ajudar a manter as coisas mais simples e consistente, deixando o ambiente mais fácil de coordenar e com uma aparência mais ordenada e limpa.

Simetria: a simetria é uma maneira natural de criar um senso de ordem num espaço. Ela vai cuidar do equilíbrio visual, mas também cria um ritmo para o olhar. Por outro lado, a decoração que não se reflete perfeitamente não cria o mesmo senso de segurança, ordem e organização. A simetria é atraente, mas a perfeição pode, muitas vezes, dar uma aparência que não funciona para uma vida real na casa.

Limpe sempre que necessário: às vezes, pode ser um pouco difícil se organizar para arrumar a casa sempre, mas isso é necessário. Afinal, quem deseja uma casa limpa precisa limpá-la sempre que possível ou necessário. A atividade de limpeza nem sempre é prazerosa, mas é necessária para manter o ambiente asseado e organizado e fazer a casa parecer mais limpa.