Trabalhar em casa é um sonho para muita gente. No entanto, um home office sem graça e que não tem nenhum atrativo visual não é nada inspirador e pode até dificultar o trabalho. Felizmente, existem mudanças na decoração para tornar o home office mais interessante.

5 mudanças na decoração para tornar o home office mais interessanteFonte: Houzz – Boxwood Archtects.

Um escritório em casa pode facilmente tornar-se um espaço negligenciado. Uma vez que não é geralmente um espaço de entretenimento para família e convidados, a maior parte das pessoas tende a manter o escritório bem básico e sem nenhum esforço de decoração. Afinal, os maiores investimentos ficam em locais mais visíveis, como cozinha e sala de estar.

Porém vale lembrar que funcionalidade não significa falta de estilo. Um home office pode não ser um local muito público, mas mesmo assim deve ser confortável, funcional e bonito. Além de um mobiliário ergonômico, ter uma cor legal nas paredes e alguns objetos decorativos podem fazer toda a diferença inclusive na hora de buscar inspiração e concentração.

E, apesar do que se possa pensar, decorar um home office não precisa significar um grande gasto, principalmente se você já possui bons móveis. Confira 5 mudanças na decoração para tornar o home office mais interessante:

1. Use cor: nada mais triste do que um escritório monocromático. Isso significa que você desistiu antes mesmo de começar a decorar o espaço. Suas cores favoritas, por exemplo, podem ajudar a criar um espaço atraente, único e aconchegante. Cores claras podem ajudar a criar um ambiente mais bem iluminado e básico, enquanto as escuras dão profundidade a decoração, criando um espaço sofisticado.

Como mudar a decoração do home office para deixá-lo mais interessanteFonte: Houzz – Studio McGee.

Vale destacar que, segundo a cromoterapia, tons de azul estimulam a criatividade, enquanto o verde leva ao equilíbrio emocional e o amarelo estimula o raciocínio. Portanto, uma dessas três cores pode ser uma ótima opção para usar na decoração do home office.

2. Adicione acessórios: para personalizar um escritório, vale a pena investir em acessórios decorativos. Eles criam destaques decorativos e podem servir como fonte de inspiração na hora do trabalho. Além disso, objetos simples podem fazer toda a diferença na decoração de um home office. Uma nova luminária de mesa ou um novo tapete podem realmente transformar o espaço, deixando-o mais confortável.

Além disso, é importante lembrar que, mesmo que um cômodo seja exclusivamente destinado a funcionar como um escritório, ele ainda é uma extensão de sua casa. Por isso, não há necessidade dele ser extremamente corporativo. Toques pessoais, como quadros, fotografias e objetos especiais são ótimos para quebrar esse visual.

3. Maximize o espaço: muitas vezes, um home office é apenas uma pequena sala ou um recanto da casa. Por isso, é importante maximizar o espaço. Ter móveis proporcionais que se encaixam no espaço e ainda funcionem bem para o trabalho que é desenvolvido também é fundamental.

5 mudanças na decoração para tornar o home office mais interessanteFonte: Houzz – Juliette Byrne.

Mesas com gavetas, por exemplo, são ótimas, pois não ocupam mais espaço e proporcionam bons locais para guardar materiais. Além disso, ter uma ou duas prateleiras de apoio não só maximizam o espaço de trabalho, como também criam locais perfeitos para acessórios decorativos.

4. Organize com estilo: é importante manter a bagunça sob controle no seu home office. Afinal, não é só porque você está em casa que pode deixar tudo desarrumado. Mantenha a confusão contida utilizando materiais tradicionais de escritório, como pastas, cadernos e etiquetas. Eles ajudam na organização e também costumam custar muito pouco.

5. Simule um escritório: se você não tem um cômodo exclusivo para funcionar como escritório, então terá que simular um. Mesmo não tendo um escritório para chamar de seu, é possível criar ótimos espaços que funcionarão muito bem para trabalhar e ter aquela concentração que você tanto precisa. Além disso, um qualquer cantinho da casa que já possua uma bela decoração será mais inspirador do que um escritório de paredes brancas.