Conhecer as tendências pode nos dar pistas para valorizar o imóvel, aumentar o valor de revenda de uma casa ou simplesmente nos inspirar para realizar uma reforma. Por isso, conheça as principais tendências para design de cozinha em 2017.

Tendências de design de cozinha em 2017Fonte: Houzz – Martin Bennett.

1. Armários coloridos: cozinhas brancas são lindas, mas as coloridas estão em alta. E, para conseguir esse efeito, muitos arquitetos e designers investem em armários coloridos. É cada vez mais comum ver móveis de cozinha amarelos, vermelhos, azuis claros e escuros, cinzas e até pretos. Eles dão um visual inusitado ao espaço, deixando-o mais convidativo.

Vale lembrar que tons mais alegres são mais aconchegantes e receptivos, enquanto os mais escuros tendem a tornar o espaço mais elegante.

2. Personalização: a personalização de ambientes não é algo novo, mas está em alta para 2017, e as cozinhas não ficaram de fora. Embora o branco ainda seja popular, não é personalizado, por isso vamos ver cozinhas mais individualizadas através do uso de cores e materiais diferentes. Cores variadas, assim como materiais que enfatizam a geometria e a textura estão ainda mais populares.

Também espere ver mais itens de decoração nas cozinhas, como tapetes e passadeiras que adicionam ainda mais personalização na cozinha, principalmente os feitos de forma artesanal.

Decoração de cozinha em 2017Fonte: Houzz – Hufft Projects.

3. Tons inspirados em pedras preciosas: chiques e sofisticados, tons como rubi vermelhos, dourado, turquesas, esmeraldas e safira apareceram não só em pisos e rodabancas, como também em tecidos, equipamentos de cozinha e muito mais. Não se surpreenda se você também ver eletrodomésticos nesses tons por aí, pois eles estarão em alta.

4. Portas lisas: móveis de cozinha com desenhos simples e sem detalhes estão mais populares atualmente, por isso vamos vê-los ainda mais este ano. Pequenos detalhes ou entalhes também continuarão aparecendo, mas com linhas muito limpas e bem menor frequência. Ao invés disso, a textura e as cores dos materiais será o grande atrativo dos mobiliários para cozinha.

5. Brincar com os sentidos: elementos de design vão brincar com o nossos sentidos, oferecendo superfícies brilhantes, texturizadas e pintadas para admirar, tocar e se surpreender. A combinação dessas texturas estará em alta no design de cozinha em 2017, tornando o espaço um dos mais atrativos da casa.

6. Destalhes em cor-de-rosa: no passado, o cor-de-rosa foi muito utilizado em cozinhas e já está voltando este ano com tudo. Ele tem sido muito visto em pequenos aparelhos, como batedeiras e liquidificadores, mas está se tornando ainda mais popular em acessórios de cozinha, como panelas, facas, panos de prato, etc.

Tendência de design de cozinhaFonte: Houzz – Suzanne Allen.

Se você adora rosa, pode trabalhar a cor em outros elementos de design, como as luminárias, por exemplo. Além disso, adicionar flores em tons de rosa pode dar ainda mais vida a cozinha.

7. Dispositivos menores e mais inteligentes: preparar refeições de forma hiper eficiente é algo que já está acontecendo. Muita gente já está usando seus smartphones para programar seus aparelhos, ajustar configurações e monitorar a preparação das refeições. Assim, é só chegar em casa e desfrutar de uma refeição caseira e quentinha.

8. Decoração inspirada em formas geométricas: se há uma coisa que estamos vendo muito em cozinhas são formas geométricas, principalmente na estampa de pisos e revestimentos. Padrões como chevron, espinha de peixe e hexágonos podem fornecer contraste e dimensão a cozinha, deixando-a ainda mais interessante.

9. Espaços de baixa manutenção: a cozinha terá cada vez mais superfícies que exigem pouca manutenção. Pisos, revestimentos, eletrodomésticos e aparelhos de uso geral estão se tornando cada vez mais simples e fáceis de limpar para um consumidor exigente, que quer economizar e não tem muito tempo a perder, tornando a cozinha um cômodo prático e de baixa manutenção.

Tendências para design de cozinha em 2017Fonte: Houzz – WestEast.

10. Janelas no centro de tudo: janelas podem fazer mais do que deixar a luz entrar. Elas também são peças decorativas. Não mais escondido, as janelas estão cada vez mais ousadas, com formas interessantes e vidros decorativos, criando contrastes com cortinas e persianas e tornando-se praticamente uma obra de arte.