Não é segredo para ninguém que os comerciantes estão sempre procurando por novas formas de atrair os consumidores. Mas saiba que não são apenas promoções e descontos que fazem as pessoas comprarem numa determinada loja. Ter um espaço organizado e propício paras as comprar também é importante. Confira algumas dicas para deixar uma loja mais atrativa usando a arquitetura comercial:

Dicas-para-deixar-uma-loja-mais-atrativa-usando-a-arquitetura-comercial
Fonte: freepik.

Cause uma ótima primeira impressão

As vitrines são locais para apresentar produtos e coleções, mas muitas vezes são subestimadas. Porém, se você investir numa vitrine diferenciada, com uma boa iluminação e uma bela ambientação, já sairá na frente na tarefa de deixar uma loja mais atrativa usando a arquitetura comercial. Além disso, o vão de passagem para o cliente entrar na loja deve ser amplo e bem sinalizado.

Se a loja for pequena e a entrada muito estreita, pode ser necessário fazer algumas modificações, pois o ideal é que o consumidor se sinta convidado a entrar. Caso sua situação seja pequena, saiba que é possível adaptá-la, ampliando a entrada e transformando o interior da loja numa grande vitrine para sua marca.

Invista em ótimos acabamentos

Ter bons acabamentos não faz só com que a necessidade de manutenção da loja seja menor, mas também ajuda a destacá-la. Mas, para isso, é importante conhecer o público-alvo da marca. Uma loja mais sofisticada e moderna vai precisar de acabamentos que transmitam esta sensação, ao passo que uma marca jovem pode usar materiais mais irreverentes.

arquitetura-comercial
Fonte: freepik.

Ninguém quer ter uma loja que passe despercebida por usar acabamentos muito populares e neutros ou deixe seus clientes inibidos de entrar, por isso é importante estar sintonizado com o público consumidor e transferir isso para a arquitetura comercial através da melhor utilização possível dos acabamentos.

Tenha uma decoração que reflita a marca

Toda loja precisa de decoração e ela pode ajudar ou prejudicar no que diz respeito a torná-la mais atrativa. Muitas lojas não fazem uso deste artifício, investindo em mobiliários comerciais bem neutros e que também não ajudam a destacar as mercadoras.

A utilização de móveis variados, com diferentes cores e formatos, pode contribuir bastante na ambientação da loja, tornando-a mais agradável e receptiva para os clientes. Além disso, a utilização de acessórios decorativos, como quadros e obras de arte, por exemplo, também contribui em destacar não só a loja, mas também o que ela está vendendo.

arquitetura-para-lojas
Fonte: freepik.

Invista na organização inteligente do espaço paradeixar uma loja mais atrativa usando a arquitetura comercial

Não adianta ter uma vitrine linda ou um monte de móveis maravilhosos se o espaço da loja não é organizado. A falta de organização espanta os clientes pois pode até criar a sensação de que o ambiente está sujo. Por isso, quando estiver pensando a arquitetura comercial da loja, reserve espaços para organizar as peças da loja.

Muitas marcas trabalham com estantes e balcões enormes em que podem organizar as peças por modelo, cor, tamanho, etc. Mas você pode pensar em opções diferentes para o seu negócio e tornar sua loja ainda mais única e interessante.

Cores, cheiros e sons

Trabalhar as cores da marca dentro da arquitetura comercial é algo fundamental, que nunca sai de marca e ainda pode ajudar a reforçá-la, além de facilitar que o cliente encontro o estabelecimento com mais facilidade, independente dele o estar procurando.

loja-mais-atrativa-usando-a-arquitetura-comercial
Fonte: freepik.

Já investir na sonorização do ambiente ou em espalhar uma determinada essência para ajudar a criar uma personalidade para a marca não é algo próprio da arquitetura comercial, mas está muito em alta e pode ser um diferencial importante, principalmente para lojas que estão abrindo agora e buscando atingir seu público para criar uma clientela fiel.

Invista em um projeto profissional

Todo mundo acha que sabe organizar uma loja, mas a realidade é bem diferente disso. Atualmente, existe muitos estudos e teorias a cerca da melhor forma de se organizar e decorar lojas e somente um profissional consegue dominar todos estes temas e transformá-los em um projeto viável que cria lindos estabelecimentos e chama atenção do público.

É por isso que, quando se trata de deixar uma loja mais atrativa usando a arquitetura comercial, contar com profissionais especializados é a melhor saída e pode garantir seu sucesso. Ter ao seu lado um escritório de arquitetura com experiência na área e que sabe bem o que está fazendo pode ajudar (e muito) a destacar sua loja, onde quer que ela esteja.