Usar prateleiras na decoração é uma forma prática de deixar a casa mais arrumada e criar espaços para dar um toque mais pessoal aos cômodos. Por isso, vale a pena investir nesses itens, pois eles podem ser instalados em diferentes locais por toda a casa, tornando-a ainda mais bem decorada. Afinal, as prateleiras não ocupam muito espaço e exploram locais da casa que geralmente ficariam ociosos.

Prateleiras na decoração

Projeto da arquiteta Cristiane Adrião. Fonte: Way Design.


Quando instaladas corretamente, as prateleiras são ótimos suportes para itens decorativos e peças que merecem ganhar mais destaque na decoração. Elas também ajudam a manter livros, revistas e documentos mais organizados, deixando a casa com aparência mais arrumada.
No quarto das crianças, elas são um ótimo lugar para colocar os brinquedos. Já na sala, podem ser um bom suporte para quadros e porta-retratos.
Versáteis, as prateleiras na decoração podem proporcionar um ótimo complemento para quem mora em casas ou apartamentos pequenos, pois elas criam espaços extras de armazenamento e ajudam a desentulhar os móveis. No entanto, para manter essa aparência, é preciso um pouco de cuidado, para que os itens expostos sejam sempre mantidos nos locais adequados.
Além disso, a limpeza é essencial, pois como ficam expostos, os objetos das prateleiras tendem a acumular poeira.
Existem prateleiras de vários materiais e estilos diferentes. As mais comuns são as de madeira. O material é bem resistente e sua aparência muito atemporal. No entanto, não é bom abusar da quantidade de coisas sobre as prateleiras de madeira, pois elas podem empenar formando “barrigas”.
Outra vantagem das prateleiras de madeira é que elas podem ser pintadas da cor que mais agrada ao dono da decoração, ou ser deixadas em seus tons naturais, que são muito bonitos. Quanto mais simples o design da prateleira, mais fácil encaixá-la na decoração da casa.
Como usar prateleiras na decoração

Projeto da arquiteta Amanda Miranda. Fonte: Way Design.


Outro material comum para prateleiras é o vidro. Sua transparência dá um ar de leveza e sofisticação a decoração. Como o material resiste bem à umidade, é comum utilizar prateleiras de vidro na decoração de banheiros e lavabos.
No entanto, elas podem ser utilizadas na casa toda, principalmente por quem acha que prateleiras tradicionais de madeira podem tornar o visual da sua casa um pouco pesado. As prateleiras de vidro são modernas, tem design arrojado e não interferem na iluminação dos cômodos.
Mas é preciso estar sempre atento: quanto mais fino o vidro, mais delicado ele tende a ser. Portanto, nem todo vidro pode ser utilizado na composição de uma prateleira. Além disso, é sempre importante estar atento com o peso colocado sobre a prateleira de vidro, para que ela não acabe quebrando.
Quem gosta de materiais modernos pode optar por ter uma prateleira metálica. Os metais costumam ser bem resistentes e dar um clima super contemporâneo à decoração, destacando bem o espaço em que está inserido.
Geralmente as prateleiras metálicas têm um design mais moderno e valorizam muito o espaço. O importante é que o metal receba o tratamento adequado para não ir enferrujando e perdendo sua boa aparência com o passar do tempo.
Saiba como usar prateleiras na decoração da sala

Projeto da arquiteta Paula Neder. Fonte: Way Design.


Existem também prateleiras de plástico. Os locais mais comuns para a instalação de prateleiras deste tipo são banheiros e lavabos. Mas é preciso muita atenção na hora de comprar prateleiras de plástico, pois elas podem não ter um bom acabamento. E, apesar de resistentes a umidade, este tipo de prateleira não aguenta muito peso e sede com facilidade.
Aproveite para instalar algumas prateleiras na decoração da sua casa e renove o visual da residência, deixando-a não só mais bonita como também arrumada.