As banquetas da cozinha são móveis importantes para quem tem o dia a dia corrido e precisa fazer algumas refeições de forma prática e rápida na cozinha. Veja então essas dicas de como escolher uma banqueta para cozinha organizadas pela Way Design:
- As banquetas podem dar o toque de design que falta a sua cozinha. Por isso, não tenha medo de ousar. Peças de cores e formas diferentes podem deixar esse local ainda mais interessante e confortável para a família e os amigos.
- É importante que as banquetas complementem os outros móveis do cômodo, para que o espaço fique coeso. No caso de cozinhas americanas, as banquetas também devem ornar com os móveis da sala para que o cômodo pareça ainda mais integrado. Uma boa dica é encontrar banquetas que lembrem as cadeiras da mesa de jantar.
- Outra opção é escolher uma banqueta para cozinha neutra. Afinal, esse é um móvel que pode ser levado de um cômodo para o outro e, no caso de uma peça neutra, ela pode ser encaixada em praticamente qualquer lugar.
- Invista em peças de boa qualidade, para que sua durabilidade seja tão grande quanto sua beleza. A alta qualidade do material também garante a segurança de quem irá usar as banquetas. Assim, não será necessário substituir as banquetas da cozinha por bastante tempo.
- Procurar por banquetas de materiais leves pode facilitar o dia a dia e adicionar uma leveza a aparência do ambiente.
- Se a banqueta tiver algum tipo de forro ou estofado, é importante certificar-se que o material não é escorregadio. Nada mais desconfortável do que fazer uma refeição sentado em uma banqueta que escorrega. Mesmo em refeições rápidas, é importante estar confortável e sentir-se bem.
- A cozinha é um local em que costumam ocorrer respingos de água, gordura e comida. Portanto, mesmo no caso de cozinhas americanas, é importante que o material das banquetas seja fácil de limpar e resistente a esse tipo de mancha.
- Se na casa há idosos ou crianças que também irão utilizar as banquetas de cozinha, dê preferência a peças que possuam encosto, braços e apoio para os pés. Essas características facilitam a usabilidade dos móveis, acomodando melhor braços e quadril, e criando uma sensação de segurança para quem tem dificuldades de locomoção.
- A forma de utilização da cozinha também pode ser importante na hora de escolher as banquetas. Para refeições rápidas, banquetas simples podem dar conta do recado. No entanto, se sua cozinha também é utilizada como área de convivência, banquetas com encosto, braços e apoio para pés, garantirão momentos muito mais confortáveis.
- A quantidade de banquetas para cozinha a serem utilizadas no ambiente depende do espaço disponível. Tendo em vista que o espaço para cada pessoa sentar-se com conforto é entre 60 e 70 centímetros, uma bancada com 120 centímetros, por exemplo, pode acomodar duas banquetas.
- Para garantir o conforto de quem utilizará as banquetas, sua altura deve levar em conta a altura da bancada ou mesa. Colocar uma banqueta muito alta junto a uma mesa de altura padrão pode ser bastante desconfortável, tendo em vista que as pessoas precisarão comer curvadas.
- Já banquetas baixas junto a mesas ou bancadas altas podem criar a sensação de que estamos pendurados ao tampo. Isso também pode ser bem perigoso e causar acidentes.
- Se no seu caso sua banqueta será utilizada em diferentes cômodos, procure peças que tenham regulagem de altura. Assim elas ficam multifuncionais e podem ser utilizadas tanto na bancada da cozinha quanto junto à mesa ou, ainda, como mesinhas de apoio quando houver necessidade.
Com todas essas dicas de como escolher uma banqueta para cozinha da Way Design fica bem mais fácil decorar a casa!