Estudar nem sempre é a tarefa mais prazerosa do mundo. Mas quando temos um lugar adequado para desenvolver as atividades acadêmicas, fica muito mais fácil. Veja essas dicas para criar o local de estudos perfeito que a Way Design separou para te ajudar.
Projeto dos arquitetos Bruno Carvalho e Camila Avelar. Fonte: Way Design.
• Você não precisa ter um cômodo inteiro separado para os estudos. Um cantinho tranquilo já resolve o problema. Dê preferência a um espaço que fique longe da televisão, para não acabar se dispersando. A proximidade com uma janela também é importante para melhorar a iluminação e manter o local arejado.
• Se não for possível organizar o cantinho de estudos próximo a uma janela, é importante providenciar uma boa iluminação, para evitar que você fique forçando os olhos para ler, o que pode ocasionar dores de cabeça, enxaquecas e náuseas. Uma luminária de mesa pode ajudar a iluminar o espaço, assim como instalar um pendente sobre sua mesa. Uma luminária de pé grande também é uma opção bem viável e vai contribuir com a decoração.
• Escolha uma boa mesa, que suporte bem o seu material de estudo e que tenha uma altura agradável, que geralmente fica entre 73 e 82 centímetros. O estilo do móvel deve combinar com o estilo de decoração da casa, mas o ideal é que a mesa seja de um material que não tenha tendência em esquentar. Além disso, as quinas devem ser abaloadas, para evitar lesões por esforço repetitivo.
• Se prefere de ter materiais de papelaria sempre à mão, mas não quer deixá-los em cima da mesa para eles não sumirem, escolha uma mesa com gavetas. As gavetas facilitam o armazenamento dos materiais, permitindo que a superfície fique mais livre e arrumada. Gavetas com divisórias são ótimas para a organização de um cantinho de estudos.
Projeto de Fábio Bouillet e Rodrigo Jorge. Fonte: Way Design.
• A cadeira é um dos itens mais importantes ao criar o local de estudos perfeito, por isso não escolha a mais bonita ou a mais barata. O ideal é ir a uma loja e realmente “testar” as cadeiras para descobrir uma que seja realmente boa. Afinal, como passaremos muitas horas sobre ela, pagar um pouco a mais por uma cadeira realmente confortável é um ótimo investimento.
• Uma cadeira ideal para o local de estudos deve ter braços, apoio para coluna e um acento com largura e profundidade suficientes para proporcionar apoio suficiente para o corpo. Além disso, a cadeira também deve ter regulagem de altura, permitindo que ela seja adaptada em relação a mesa. Escolha uma cadeira de um material facilite a transpiração, evitando calor excessivo.
• Observe também as rodinhas da cadeira, para escolher uma de algum material que não vai danificar o piso da sua casa. Cadeiras com rodinhas de plástico ou nylon podem arranhar os pisos de madeira, cerâmicas e porcelanatos, por isso prefira aquelas com rodinhas revestidas de silicone.
• Um local de estudos perfeito também deve ter espaço para armazenagem de materiais. Afinal, quando estamos estudando, precisamos de livros, revistas e outros materiais de consulta. E nem sempre a mesa é suficiente para armazenar tudo isso. Adicionar algumas prateleiras e nichos ao cantinho de estudos pode ajudar na armazenagem e organização dos diversos materiais.
Fonte: Gabriela Eloy e Carolina Travaglini.
• Para o cantinho de estudos não ficar muito entediante (o que pode ser péssimo para sua concentração), adicione alguns elementos decorativos. Porta-lápis, porta-retratos e até algumas toy arts podem a deixar esse cantinho mais bonito, colorido e descolado.
• Você sabia que as cores podem influenciar nosso comportamento e nossa concentração? Então que tal usar algumas cores no local de estudo para facilitar essa atividade e torná-la mais prazerosa? Tons suaves de azul e verde facilitam a concentração, enquanto vermelhos, amarelos e laranjas são estimulantes. Combine as cores para criar um espaço tranquilo e próspero para os estudos.
Com todas essas dicas para criar o local de estudos perfeito fica muito mais fácil montar seu cantinho e se preparar bem para passar de ano, escrever trabalhos e até passar naquele concurso tão esperado.