Alguns móveis e acessórios são utilizados para deixar a decoração mais confortável e funcional. E esse é o caso da mesa de centro. Veja como usar mesa de centro na decoração e tornar sua sala ainda mais aconchegante.
Mesa de centro na decoração

Projeto dos arquitetos Bruno Carvalho e Camila Avelar. Fonte: Way Design.

Como o próprio nome já diz, as mesas de centro costumam ser utilizadas no meio da sala de estar. Elas vêm em diferentes materiais, tamanhos, cores e formatos e podem ser “encaixadas” em diferentes tipos de decoração, criando mais uma superfície de apoio para objetos decorativos, controles remotos, apoio para copos, etc.
Quando usadas próximas a sofás ou poltronas, a tendência é que as mesas de centro acabem servindo também como apoio para os pés, o que não é o ideal, principalmente se a superfície também é utilizada para apoiar alimentos. Neste caso, pode valer a pena adicionar ao espaço um puff ou banquinho.
A mesa de centro é um acessório decorativo muito funcional e que ajuda a dar mais personalidade ao cômodo. Uma mesa de centro de madeira com formato bem tradicional pode remeter a uma estética mais rústica, enquanto uma mesa de acrílico com design inusitado pode deixar o espaço mais moderno ou contemporâneo.
Antes de escolher uma mesa de centro numa loja ou na internet pense na decoração já existente em casa e na forma como esse móvel irá se inserir no ambiente. Combinar estilos e materiais está muito na moda e pode adicionar ainda mais personalidade ao espaço.
Mesas de centro para sala

Projeto da arquiteta Ângela Frota. Fonte: Way Design.

O estilo e modelo da peça também são muito importantes. No caso de uma mesa muito diferente daquele com o qual a casa está decorada, pode parecer que o móvel foi simplesmente jogado no meio do cômodo, sem muito cuidado com a escolha. Tente combinar bem a estética da mesa de centro com os outros objetos da sala para que o conjunto fique bonito e dê sensação de unidade.
Uma regra geral na hora de comprar a mesa de centro é que sua altura deve ser menor ou igual a dos assentos do sofá. Além disso, o móvel não deve ocupar todo o centro do cômodo, deixando espaço suficiente e confortável para a circulação, evitando acidentes.
O espaço ideal entre os outros móveis da sala e a mesa de centro é de 60 centímetros. No entanto, se sua sala é mais estreita, esse espaço pode ser de, no mínimo, 40 centímetros. Além disso, lembre-se de não colocar objetos muito altos sobre a mesa para não atrapalhar a visão geral do cômodo ou da televisão, caso haja uma.
Ao escolher a mesa de centro ideal para sua sala, leve em conta o tamanho do cômodo. No caso de salas pequenas, lembre-se que, às vezes, menos é mais. Mesas de centro pequenas, com design mais moderno e menos detalhes podem se encaixar melhor. Já para salas maiores, mesas com design mais detalhado e tamanho avantajado podem complementar muito bem o espaço.
Mesas de centro ideal

Projeto da arquiteta Patricia Fiuza. Fonte: Way Design.

Outro ponto importante é escolher o formato do móvel de acordo com o formato do cômodo. Se a sala for quadrada, mesas de centro quadradas ou redondas ficam melhor. Já se a sala for retangular, mesas retangulares ou ovais vão tornar o espaço mais uniforme.
Ao escolher a mesa de centro ideal para a decoração da casa, lembre-se que todos os moradores devem ser levados em conta ao se fazer essa escolha. Portanto, se houverem crianças e/ou idosos na sua residência, tente evitar mesas com tampo de vidro fino ou espelho para tornar o ambiente mais seguro para essas pessoas.
Ter uma mesa de centro pode tornar o seu cômodo mais interessante, confortável e bem decorado. Por isso, não deixe de conferir as opções de mesas de centro disponíveis na Way Design e decore sua casa com móveis assinados de alta qualidade.