Decorar um quarto de criança não precisa ser difícil. No entanto, nem sempre é fácil negociar com os pequenos e mostrar a eles a importância da funcionalidade e de se manter dentro do orçamento. Afinal, crianças nem sempre entendem esses conceitos. Por isso, confira algumas dicas para criar um quarto para crescer com seu filho.
Fonte: Michael Raffin.
Se há uma característica comum entre todas as crianças do mundo é que elas mudam gostos e desejos o tempo todo. Este não é um simples capricho: é um sinal de que a criança está crescendo. E é importante estar ciente disso e tentar fazer com que seu filho entenda que você não será capaz de realizar todos os seus desejos.
Mas é válido mostrar a criança que você está tentando desenvolver algo único, que tem a ver com a personalidade dela e que poderá ser aproveitado por muito tempo. Um quarto que possa crescer com o seu filho vai proporcionar um ambiente confortável e agradável para ele próprio crescer e se desenvolver.
Porém, não é uma boa ideia negligenciar completamente os desejos da criança, pois isso vai deixá-la muito chateada. Você precisa conhecer os interesses de seu filho e procurar itens que estarão pelo menos próximos do que ele imaginou. Incluir a criança no processo de concepção do próprio quarto é um forte incentivo à criatividade, e faz com que se sintam orgulhosos e responsáveis pela primeira vez.
Confira então dicas para criar um quarto para crescer com seu filho:
1. Mantenha as paletas neutras: ao projetar o quarto do seu filho, você provavelmente vai se sentir tentado a escolher cores ou acessórios específicos de gênero. Porém, ao fazer isso, você pode acabar deixando o quarto com um visual demasiadamente infantil. Usar cores neutras, como cinza, bege, creme ou branco vai deixar o espaço mais atemporal e clássico.
Fonte: VC Design Architectural Services.
2. Móveis multifuncionais: para criar um espaço que possa acompanhar a transição de idade, móveis multifuncionais podem ser uma ótima saída. Em vez de um armário pequeno, você pode ter uma cômoda com baú, perfeita para acomodar brinquedos e roupas. Outra opção interessante pode ser uma cama com gavetas embaixo, ótimas para guardar a roupa de cama e banho da criança.
3. Não subestime a importância das soluções de armazenamento: crianças têm pilhas de pertences e é pouco provável que isso mude a medida que elas cresçam. Mesmo um quarto de um bebê precisa de soluções de armazenamento múltiplas para guardar pertences, evitar uma aparência desordenada e proporcionar espaço livre para outras atividades.
Esses espaços de armazenamento devem ser flexível para poder acomodar todo tipo de item. Afinal, nossas necessidades vão mudando com o passar do tempo. Um armário que possa ter sua divisão interna reorganizada, por exemplo, pode ser a solução perfeita para integrar um quarto para crescer com seu filho.
4. Escolha peças atemporais: a única maneira de impedir que seu filho queira mudar o quarto constantemente é escolhendo móveis com beleza clássica e atemporal. Assim, um jogo de quarto com design moderno e simples e de cor tradicional pode ser muito mais bem aproveitado do que uma cama rosa no formato de um castelo de princesa pequena.
Fonte: Mary Anne Smiley Interiors.
5. Escolha itens de qualidade que irão durar: sempre vale a pena pagar mais caro por uma peça que sabemos que vai durar muito tempo mesmo sendo utilizada diariamente. Assim, não tenha medo de investir em móveis e acessórios de qualidade superior, pois eles vão acompanhar seu filho por muito mais tempo do que peças baratas e descartáveis.
6. Decore para fácil manutenção: faça a sua vida mais fácil escolhendo móveis fáceis de limpar e objetos que necessitam de pouca manutenção. Tapetes antialérgicos, por exemplo, são ótimas opções para quartos infantis, assim como cortinas ou persianas que ficam limpas apenas passando o aspirador de pó.
7. Crie um espaço inspirador: desde bem pequenas, as crianças definem um canto tranquilo onde podem colorir, desenhar ou ler à medida que crescem. Uma vez que eles começam a escola, o lugar se transforma em uma área de estudo, onde eles precisam ler e fazer sua lição de casa sem serem perturbados. Por isso, não se esqueça de criar um espaço inspirador para que ela possa desenvolver estas atividades.
8. Mantenha simples: simplicidade é difícil de conseguir no quarto de uma criança, considerando todos aqueles brinquedos, roupas, acessórios e todas as coisas que elas dizem que não podem viver sem. Por isso, manter o mobiliário básico e simples pode ser a melhor opção, de modo que o espaço possa ser atualizado apenas trocando os acessórios.