Não é segredo para ninguém que os comerciantes estão sempre procurando por novas formas de atrair os consumidores. Mas saiba que não são apenas promoções e descontos que fazem as pessoas comprarem numa determinada loja. Ter um espaço organizado e propício paras as comprar também é importante. Confira algumas dicas para deixar uma loja mais atrativa usando a arquitetura comercial:
Cause uma ótima primeira impressão
As vitrines são locais para apresentar produtos e coleções, mas muitas vezes são subestimadas. Porém, se você investir numa vitrine diferenciada, com uma boa iluminação e uma bela ambientação, já sairá na frente na tarefa de deixar uma loja mais atrativa usando a arquitetura comercial. Além disso, o vão de passagem para o cliente entrar na loja deve ser amplo e bem sinalizado.
Se a loja for pequena e a entrada muito estreita, pode ser necessário fazer algumas modificações, pois o ideal é que o consumidor se sinta convidado a entrar. Caso sua situação seja pequena, saiba que é possível adaptá-la, ampliando a entrada e transformando o interior da loja numa grande vitrine para sua marca.
Invista em ótimos acabamentos
Ter bons acabamentos não faz só com que a necessidade de manutenção da loja seja menor, mas também ajuda a destacá-la. Mas, para isso, é importante conhecer o público-alvo da marca. Uma loja mais sofisticada e moderna vai precisar de acabamentos que transmitam esta sensação, ao passo que uma marca jovem pode usar materiais mais irreverentes.
Ninguém quer ter uma loja que passe despercebida por usar acabamentos muito populares e neutros ou deixe seus clientes inibidos de entrar, por isso é importante estar sintonizado com o público consumidor e transferir isso para a arquitetura comercial através da melhor utilização possível dos acabamentos.
Tenha uma decoração que reflita a marca
Toda loja precisa de decoração e ela pode ajudar ou prejudicar no que diz respeito a torná-la mais atrativa. Muitas lojas não fazem uso deste artifício, investindo em mobiliários comerciais bem neutros e que também não ajudam a destacar as mercadoras.
A utilização de móveis variados, com diferentes cores e formatos, pode contribuir bastante na ambientação da loja, tornando-a mais agradável e receptiva para os clientes. Além disso, a utilização de acessórios decorativos, como quadros e obras de arte, por exemplo, também contribui em destacar não só a loja, mas também o que ela está vendendo.
Invista na organização inteligente do espaço paradeixar uma loja mais atrativa usando a arquitetura comercial
Não adianta ter uma vitrine linda ou um monte de móveis maravilhosos se o espaço da loja não é organizado. A falta de organização espanta os clientes pois pode até criar a sensação de que o ambiente está sujo. Por isso, quando estiver pensando a arquitetura comercial da loja, reserve espaços para organizar as peças da loja.
Muitas marcas trabalham com estantes e balcões enormes em que podem organizar as peças por modelo, cor, tamanho, etc. Mas você pode pensar em opções diferentes para o seu negócio e tornar sua loja ainda mais única e interessante.
Cores, cheiros e sons
Trabalhar as cores da marca dentro da arquitetura comercial é algo fundamental, que nunca sai de marca e ainda pode ajudar a reforçá-la, além de facilitar que o cliente encontro o estabelecimento com mais facilidade, independente dele o estar procurando.
Já investir na sonorização do ambiente ou em espalhar uma determinada essência para ajudar a criar uma personalidade para a marca não é algo próprio da arquitetura comercial, mas está muito em alta e pode ser um diferencial importante, principalmente para lojas que estão abrindo agora e buscando atingir seu público para criar uma clientela fiel.
Invista em um projeto profissional
Todo mundo acha que sabe organizar uma loja, mas a realidade é bem diferente disso. Atualmente, existe muitos estudos e teorias a cerca da melhor forma de se organizar e decorar lojas e somente um profissional consegue dominar todos estes temas e transformá-los em um projeto viável que cria lindos estabelecimentos e chama atenção do público.
É por isso que, quando se trata de deixar uma loja mais atrativa usando a arquitetura comercial, contar com profissionais especializados é a melhor saída e pode garantir seu sucesso. Ter ao seu lado um escritório de arquitetura com experiência na área e que sabe bem o que está fazendo pode ajudar (e muito) a destacar sua loja, onde quer que ela esteja.