Você quer plantar uma árvore, mas tem medo de tudo dar errado? Confira essas dicas para plantar sua primeira árvore!

Dicas para plantar sua primeira árvoreFonte: Houzz – Birte Reimer.

A falta de experiência faz muita gente passar por momentos embaraçosos ao plantar sua primeira árvore. É preciso ter o local ideal para a árvore crescer, saber qual se adapta melhor ao espaço que você possui, qual tipo de planta você prefere, etc. E, devido a inexperiência, muita gente escolher errado e a planta acaba morrendo no meio do processo.

Quem não tem o costume de cuidar muito do jardim deve, primeiramente, pensar no trabalho que ter uma árvore dá: elas precisam de cuidados e não podem ser esquecidas, principalmente as mudas, que precisão de muita atenção. Além disso, as folhas caem sujando o quintal. Quem tem árvores frutíferas sabe que, quando as frutas estão maduras, devem ser logo tiradas do pé ou então elas caem, sujando ainda mais o espaço.

No entanto, se você sente que pode encarar bem esse desafio, deve começar medindo o espaço que possui para plantar a árvore. Considere que algumas árvores possuem longas raízes que, ao longo dos anos, podem causar danos na estrutura da sua residência. Portanto, reserve um lugar longe da casa para plantar sua primeira árvore.

Como plantar uma árvoreFonte: Houzz – Klopf Architecture.

Em seguida é preciso descobrir que tipo de árvore se adapta melhor ao terreno que você possui. Para ter uma ideia, olhe o entorno da casa e veja o tipo de planta que os vizinhos estão usando. Essa é uma forma bem simples de identificar o que pode crescer bem no seu terreno também.

Claro que plantas nacionais se adaptam melhor do que as importadas. Mas saiba que algumas espécies de plantas crescem bem ao sol, outras preferem sombra e há aquelas que se adaptam bem a qualquer lugar. Portanto, conheça bem a muda que você está adquirindo para não se arrepender depois.

Escolhido o local e a árvore, é hora de plantar a muda no quintal. Muita gente faz uma cova exatamente do tamanho da muda pois cavar é uma tarefa bem pesada. No entanto, fazer um buraco tão pequeno pode impedir que as raízes se acomodem corretamente. Dependendo do tamanho que esteja a muda, o buraco para plantá-la corretamente pode precisar ser de até 1 metro quadrado.

Dicas para plantar uma árvoreFonte: Houzz – Frenchflair.

Em seguida, adube o solo para receber a planta. Utilize uma parte da terra retirada para abrir a cova e mistura fertilizantes. Dê preferência àqueles ricos em potássio e fósforo, pois estes matérias são importantíssimas para o desenvolvimento das raízes. Utilize um pouco da mistura no fundo do buraco e o resto em torno da planta, deixando-a bem firme.

Evite deixar buracos vazios ao fazer o plantio da muda, pois esse ar pode ser prejudicial para o desenvolvimento inicial da árvore. Além disso, quando você for regar o jardim, esses buracos tendem a puxar a maior parte da água, escoando-a para outros lugares que não as raízes da árvore, o que pode levar até a morte da planta.

Quando a planta já estiver no lugar, proteja-a para que ela possa crescer e se desenvolver. É possível, inclusive, colocar uma cerca provisória em torno da muda enquanto ela cresce. Depois que o tronco engrossar e se firmar sozinho, você pode tirar a proteção e deixar árvore crescer livremente. Não se esqueça de que plantas jovens, recém-plantadas, precisam ser regadas com regularidade para crescer saudável.

Dicas de plantio de árvoresFonte: Houzz – R. P. Marzilli & Company Landscape Contractor.

Com todas essas dicas para plantar sua primeira árvore com certeza você terá sucesso com o plantio e logo desejará ter várias árvores no seu jardim. Portanto: mãos a obra e boa sorte plantando sua primeira árvore!

Deixe seu Comentário

Comentários