Planejar uma sala de jantar nem sempre é fácil. É preciso escolher móveis, acessórios, combiná-los e ainda levar em conta o espaço de circulação para que todos fiquem a vontade ao redor da mesa. Por isso, é preciso acertar na escolha dos móveis certos para montar a sala de jantar dos seus sonhos.
Fonte: Casa3 Arquitetura.
Antes de sair comprando móveis indiscriminadamente, é preciso ter alguns cuidados como medir a área de jantar, estimar o número de pessoas que irão usar a área e pensar no uso geral do cômodo. Assim, fica bem mais fácil encontrar móveis mais apropriados.
Depois de resolver esses detalhes, passe para a escolha do móvel principal: a mesa de jantar. Ela é o centro da sala e das atenções e, por isso, deve ser escolhida com calma e carinho. Hoje é possível encontrar mesas de jantar de diferentes formatos, dos mais formais aos mais inusitados.
Mesas retangulares são mais tradicionais e ideais para famílias grandes. Além disso, são muito fáceis de encontrar e se encaixam bem em praticamente qualquer sala de jantar. Para deixar o espaço com um clima mais contemporâneo, escolha uma mesa com acabamentos diferentes do mogno tradicional.
Se sua sala de jantar não é muito grande, mas a família é extensa, então é possível optar por uma mesa extensível. Esse tipo de mesa tem formato compacto, mas pode ser aumentada todas as vezes que houverem convidados para as refeições.
Fonte: Arquitetude.
Já as mesas de jantar redondas ou ovais são mais despojadas e modernas, o que pode contribuir com um clima mais informal para a sala de jantar. Ter uma mesa redonda oferece a facilidade de se encaixar mais cadeiras em volta dela.
Em seguida, escolha as cadeiras para sua sala de jantar. Tenha em mente o tamanho e material da mesa para escolher cadeiras que combinem bem com o móvel principal e o cômodo. Peças muito desconectadas entre si podem sugerir que a decoração do espaço não foi muito bem pensada. Portanto, atenção às escolhas.
Além disso, se você tiver uma sala de jantar pequena, tenha cuidado com o tamanho das cadeiras, para não prejudicar a circulação do cômodo. Escolha cadeiras mais simples, sem braços e pouco estofamento, para que elas e encaixem bem junto a mesa.
Já se sua sala é bem ampla, pode abusar na escolha das cadeiras e optar por aquelas que forem mais confortáveis e combinarem melhor com o ambiente. Assim o seu cômodo ficará bastante confortável.
Fonte: Leila Dionizios Arquitetura.
Independente do tipo de mesa que você escolher, tenha em mente as seguintes regras:
- O espaço mínimo entre as cadeiras deve ser de 30 centímetros, para que as pessoas que estejam lado a lado não fiquem se esbarrando durante as refeições;
- A mesa deve ficar a, no mínimo, 90 centímetros das paredes, o que proporciona espaço suficiente para as cadeiras e para quem precise passar por trás delas durante as refeições;
- Buffets e aparadores podem ser fundamentais para dar apoio à mesa de jantar, por isso devem estar próximos a ela;
- Se houver uma luminária pendente sobre a mesa de jantar, sua altura ideal é de 1,50 metros acima do chão. Essa altura permite que o objeto não atrapalhe as pessoas que estão à mesa.
Além de mesas e cadeiras, também é possível acrescentar móveis para armazenamento no projeto de decoração da sala de jantar, como um buffet ou aparador.
Fonte: Arquitetude.
O buffet é um móvel de apoio bem tradicional para salas de jantar. Ele possui portas para que seja possível armazenar louças e talheres e sua superfície pode ser usada como mesa de apoio para travessas e panelas durante eventos mais formais.
Já os aparadores não costumam ter portas; alguns possuem gavetas para armazenar talheres e descansos de panelas. O móvel é utilizado principalmente para apoiar travessas e panelas durante as refeições.