Morar num imóvel alugado nem sempre é fácil. Temos que seguir muitas regras e nem sempre dá para personalizar os espaços como gostaríamos. E, geralmente, quem mora neste tipo de imóvel sempre se pergunta se vale a pena investir em móveis planejados quando a casa é alugada.
Fonte: Arquitetude.
Vale a pena investir em móveis planejados quando a casa é alugada?
A verdade é que escolher móveis para casa é sempre complicado e pode ser uma tarefa ainda mais difícil quando o espaço é alugado. Ficamos nos questionando se será possível reaproveitar a peça em outros locais no futuro, tendo em vista que móveis são bens de consumo duráveis e que não custam barato.
Porém, é possível sim escolher bem os móveis e a decoração da casa sem comprometer o imóvel. Principalmente se você ver uma peça que ame, não vale a pena abrir mão dela devido a uma situação temporária. Porém, enquanto móveis menores e objetos decorativos são fáceis que embalar e carregar, isso pode ser mais difícil quando pensamos em móveis planejados.
Afinal, esse tipo de mobiliário é desenvolvido especialmente para ser instalado num determinado ambiente e tem tamanhos e proporções personalizadas, o que, muitas vezes, inviabiliza sua mudança. Além disso, ninguém quer investir num móvel que não poderá levar para uma casa nova quando houver necessidade de se mudar.
Fonte: Arquitetude.
Mas, também é válido lembrar que móveis planejados não são desenvolvidos apenas para imóveis próprios. Se os espaços são pequenos ou tem layout pouco favorável, é provável que você necessite de alguns móveis planejados, inclusive para ter mais espaços de armazenamento e dar mais personalidade aos ambientes.
Em cozinhas e quartos pequenos, por exemplo, pode ser bem difícil a colocação de móveis tradicionais, pois eles consomem muito espaço. O mesmo problema tende a ocorrer em lavanderias, áreas de serviço e banheiros, com um agravante: muitas vezes, os móveis comprados prontos não oferecem resistência a umidade, fazendo com que seja preciso trocá-los constantemente.
Móveis planejados podem sim ser desmontados e instalados em novos espaços. Muitas vezes, eles podem servir muito bem num novo ambiente; outras vezes, necessitam de adaptações. Você pode também recorrer a loja em que realizou a compra para buscar, junto aos projetistas, as melhores formas de adaptar este móvel ou mesmo complementá-lo com novas peças.
Fonte: Arquitetude.
Também é possível levar o móvel para um novo local e seu visual não combinar muito bem com a arquitetura ou acabamentos do imóvel, mas isto não é muito difícil de resolver. Muitos fabricantes oferecem a possibilidade de peças sobressalentes, o que possibilita atualizar e personalizar o visual do móvel, seja com uma porta nova, seja com um puxador mais moderno.
Outra opção para quem mora numa casa alugada e gostaria de ter móveis planejados é entrar em contato com o proprietário e tentar combinar com ele algum tipo de desconto no aluguel enquanto você vai mobiliando a casa. Ao se mudar, você não poderá levar esses móveis, pois eles serão parte do imóvel.
Neste caso, o mobiliário fica todo para o proprietário do imóvel, mas ele poderá cobrar um aluguel mais caro devido ao fato da casa ter móveis planejados, o que costuma aumentar o valor do imóvel (e, consequentemente, do aluguel). O dono do imóvel não é obrigado a aceitar esse tipo de combinado, mas, caso aceite, ambos obterão vantagens.
Fonte: Arquitetude.
Morar em um imóvel alugado não é desculpa para não investir em móveis planejados, até porque eles oferecem uma enorme durabilidade e podem te acompanhar por muitos anos e até em casas diferentes!