Morar num imóvel alugado nem sempre é fácil. Temos que seguir muitas regras e nem sempre dá para personalizar os espaços como gostaríamos. E, geralmente, quem mora neste tipo de imóvel sempre se pergunta se vale a pena investir em móveis planejados quando a casa é alugada.

Vale a pena investir em móveis planejados quando a casa é alugada

Fonte: Arquitetude.

Vale a pena investir em móveis planejados quando a casa é alugada?

A verdade é que escolher móveis para casa é sempre complicado e pode ser uma tarefa ainda mais difícil quando o espaço é alugado. Ficamos nos questionando se será possível reaproveitar a peça em outros locais no futuro, tendo em vista que móveis são bens de consumo duráveis e que não custam barato.

Porém, é possível sim escolher bem os móveis e a decoração da casa sem comprometer o imóvel. Principalmente se você ver uma peça que ame, não vale a pena abrir mão dela devido a uma situação temporária. Porém, enquanto móveis menores e objetos decorativos são fáceis que embalar e carregar, isso pode ser mais difícil quando pensamos em móveis planejados.

Afinal, esse tipo de mobiliário é desenvolvido especialmente para ser instalado num determinado ambiente e tem tamanhos e proporções personalizadas, o que, muitas vezes, inviabiliza sua mudança. Além disso, ninguém quer investir num móvel que não poderá levar para uma casa nova quando houver necessidade de se mudar.

Decoração de casa alugada

Fonte: Arquitetude.

Mas, também é válido lembrar que móveis planejados não são desenvolvidos apenas para imóveis próprios. Se os espaços são pequenos ou tem layout pouco favorável, é provável que você necessite de alguns móveis planejados, inclusive para ter mais espaços de armazenamento e dar mais personalidade aos ambientes.

Em cozinhas e quartos pequenos, por exemplo, pode ser bem difícil a colocação de móveis tradicionais, pois eles consomem muito espaço. O mesmo problema tende a ocorrer em lavanderias, áreas de serviço e banheiros, com um agravante: muitas vezes, os móveis comprados prontos não oferecem resistência a umidade, fazendo com que seja preciso trocá-los constantemente.

Móveis planejados podem sim ser desmontados e instalados em novos espaços. Muitas vezes, eles podem servir muito bem num novo ambiente; outras vezes, necessitam de adaptações. Você pode também recorrer a loja em que realizou a compra para buscar, junto aos projetistas, as melhores formas de adaptar este móvel ou mesmo complementá-lo com novas peças.

Decoração de casa alugada

Fonte: Arquitetude.

Também é possível levar o móvel para um novo local e seu visual não combinar muito bem com a arquitetura ou acabamentos do imóvel, mas isto não é muito difícil de resolver. Muitos fabricantes oferecem a possibilidade de peças sobressalentes, o que possibilita atualizar e personalizar o visual do móvel, seja com uma porta nova, seja com um puxador mais moderno.

Outra opção para quem mora numa casa alugada e gostaria de ter móveis planejados é entrar em contato com o proprietário e tentar combinar com ele algum tipo de desconto no aluguel enquanto você vai mobiliando a casa. Ao se mudar, você não poderá levar esses móveis, pois eles serão parte do imóvel.

Neste caso, o mobiliário fica todo para o proprietário do imóvel, mas ele poderá cobrar um aluguel mais caro devido ao fato da casa ter móveis planejados, o que costuma aumentar o valor do imóvel (e, consequentemente, do aluguel). O dono do imóvel não é obrigado a aceitar esse tipo de combinado, mas, caso aceite, ambos obterão vantagens.

Móveis para casa alugada

Fonte: Arquitetude.

Morar em um imóvel alugado não é desculpa para não investir em móveis planejados, até porque eles oferecem uma enorme durabilidade e podem te acompanhar por muitos anos e até em casas diferentes!

Deixe seu Comentário

Comentários