Nada mais agradável do que poder desfrutar do jardim durante o verão. No entanto, há uma praga que acaba nos mantendo mais tempo ainda dentro de casa: os mosquitos. O problema é que é bem difícil manter os mosquitos fora de uma área aberta. Confira essas dicas e mantenha os mosquitos longe do seu jardim!
Fonte: Houzz – Pretty Handy Girl.
Os mosquitos são um problema enorme devido ao aumento de casos de dengue, zika e chikungunya. Além disso, a picada do mosquito pode causar muita coceira e alergias cutâneas. Por esta razão, é importante controlar a população desse inseto e limitar nossa exposição a eles.
Uma forma de diminuir a quantidade de mosquitos no jardim é minimizando a sua capacidade de procriar. Como eles costumam colocar seus ovos em água parada e limpa, fica mais fácil remover os potenciais criadouros. Basta manter o jardim livre de quaisquer detritos que permitam que até mesmo uma quantidade mínima de água se acumule.
Isto significa que você deve manter suas calhas limpas e livres de detritos, certificar-se que todas as latas e garrafas são coletadas e colocadas dentro de uma lata de lixo com tampa e que não há nenhum vaso de planta acumulando água. Se você tiver um animal de estimação, renove a água dos potes de beber todos os dias.
Se você tiver bromélias, fique atento a elas. Essas plantas podem acumular água em suas folhas e flores sem que ninguém perceba. Por isso, tente mantê-las em locais cobertos e sempre que chover lembre-se de verificar se ela acumulou alguma água.
Fonte: Houzz – The Green Man Garden & Landscape.
No caso de jardins com piscinas é importante que sua água seja sempre tratada com cloro e outros produtos químicos que impeçam os mosquitos de utilizar a área de lazer de sua família como criadouro. A simples adição de cloro a água já afasta os mosquitos e a mantém limpa.
Queimar óleo de citronela é outra opção. Isto pode ser altamente eficaz ao entardecer, quando os mosquitos parecem sair de seus esconderijos. A citronela é um repelente natural para mosquitos e tem um aroma agradável meio cítrico e que não prejudica a saúde da sua família.
Existem no mercado velas a base de citronela que também podem ser usadas como repelente e são mais práticas do que o óleo. Repelentes industrializados, fabricados para usar na pele, também ajudam a manter os mosquitos longe e podem ser utilizados por toda a família.
Uma opção pouco utilizada para manter os mosquitos longe do jardim, mas também eficaz, é plantar alho. O alho também atua como um repelente natural tornando o jardim um ambiente inóspito para mosquitos, pulgas e carrapatos. E depois que o alho crescer, você pode usá-lo em suas receitas.
Fonte: Houzz – Exteriorscapes llc.
Outro tempero que funciona como repelente natural é o tomilho-limão. Você pode plantá-lo no jardim ou comprar no mercado, esmagar as folhas e espalha-lo por todo o espaço externo de sua casa.
Se você tem um laguinho no seu jardim, essa pode ser a hora de colocar alguns peixes nele. Os peixes se alimentam dos mosquitos e de suas larvas, deixando o ambiente mais limpo dessa praga. Além disso, ter plantas, árvores e arbustos que atraem pássaros também é uma boa ideia, pois alguns tipos de pássaros também se alimentam de mosquitos.
Os inseticidas industrializados devem ser a última opção para quem deseja manter os mosquitos longe do jardim. Eles podem causar alergias respiratórias devido ao cheiro forte, prejudicar as plantas do jardim e ainda fazer mal aos animais domésticos.
No entanto, se você já tiver tentado todos os métodos naturais e eles não estiverem funcionando, escolha inseticidas a base de água, que se dissipam com mais facilidade e sua deposição sobre as plantas é menos prejudicial.