A sala de jantar é um espaço de confraternização, sempre utilizado em refeições e para receber amigos e familiares em datas festivas. Por isso, ela deve ser decorada com bastante carinho e atenção, principalmente quanto a escolha da mesa. Mas, afinal, é melhor ter uma mesa quadrada ou redonda: qual escolher?
Qual tipo de mesa usar na sala de jantar

Projeto da arquiteta Paula Neder. Fonte: Way Design.

Cada tipo de mesa oferece vantagens e desvantagens e a escolha de uma ao invés da outra tem muito mais a ver com o espaço disponível e com o gosto pessoal dos donos da casa. Cada tipo de mesa tem características únicas, que fazem com que elas se encaixem melhor em determinados espaços.
As mesas quadradas costumam ser bem espaçosas e fáceis de encaixar nos cômodos, devido a seus ângulos retos. Elas possuem pernas bem espaçadas, garantindo uma boa área de apoio em relação ao chão e tornando-a o móvel perfeito para apoiar as travessas e panelas, mesmo as mais pesadas, tendo em vista que é bem difícil virar uma mesa quadrada.
No caso de ambientes pequenos, ter uma mesa de jantar quadrada pode ser uma ótima opção, principalmente se usualmente poucas pessoas usam a mesa. Assim, um de seus lados podem ficar encostados na parede, deixando o espaço mais livre para circulação das pessoas. Quando houver mais gente para comer, basta desencostar a mesa e acrescentar mais cadeiras.
No entanto, quem deseja manter a mesa no centro do cômodo pode encontrar dificuldades se optar por uma mesa quadrada, pois elas tendem a sem maiores e podem tomar bastante espaço, dificultando a circulação. Mesas quadradas ficam melhores em salas de jantar grandes neste caso.
Mesa Quadrada

Projeto da arquiteta Amanda Miranda. Fonte: Way Design.

As mesas quadradas também são menos flexíveis quando se trata de acomodar mais gente. Como suas pernas costumam ficar nos cantos da mesa, colocar cadeiras extras pode ser bem complicado. E mesmo quando a mesa é quadrada e possui um pé central, colocar cadeiras extras pode ser um problema, pois sentar-se em uma quina pode ser bastante desconfortável.
No entanto, quem busca deixar a sala de estar com um visual elegante deve investir em uma mesa quadrada. O formato quadrado é tradicional é pode ajudar a conferir ao cômodo uma aparência bem clássica, além de facilitar a comunicação.
Já as mesas redondas são versáteis e modernas. Devido ao seu formato e por geralmente possuir um pé central, torna-se bem mais fácil encaixar cadeiras extras em torno dela, o que pode ser ótimo para quem gosta de receber convidados para as refeições.
Outra vantagem das mesas redondas é que seu formado fluido pode ser bastante vantajoso para quem busca melhorar a circulação na sala de jantar. Principalmente para quem tem uma sala de jantar pequena, optar por uma mesa redonda pode ser uma ótima solução para garantir uma melhor circulação de pessoas pelo espaço.

Mesa redonda

Projeto da arquiteta Patricia Fiuza. Fonte: Way Design.

Ter uma mesa redonda também pode ser uma questão de segurança em casas que possuem crianças ou idosos. Isso porque ela não possui quinas, o que pode evitar vários acidentes causados por esbarrões.
Uma mesa redonda muito grande pode dificultar a comunicação das pessoas sentadas a ela, pois todos acabam ficando muito separados. No entanto, uma mesa redonda pequena pode ser aconchegante e deixar sua sala de jantar com cara de bistrô (o que pode não ser muito prático caso você resolva receber vários convidados).
Agora que você já sabe as principais características das mesas redondas e quadradas, basta pensar no espaço da sua sala de jantar e o que você e sua família precisam priorizar para fazer a melhor escolha e deixar o cômodo bonito, arrumado e com uma boa circulação garantida. Assim, todos os almoços e jantares serão marcados na sua casa!