Quem está montando um cantinho de leitura em casa sabe que, além de uma boa iluminação, ter uma poltrona confortável é fundamental. Mas qual a poltrona ideal para o cantinho de leitura?
O cantinho de leitura da casa nem sempre fica em uma biblioteca. Afinal, hoje em dia são poucas as pessoas que têm espaço em casa para destinar um cômodo inteiro para a organização de sua coleção de livros. Por isso, ao escolher a poltrona do cantinho de leitura, é importante levar em conta a decoração do cômodo em que ela ficará.
Além de combinar com o ambiente, uma poltrona para o cantinho de leitura deve priorizar o conforto de seus usuários. Por isso, é importante que ela tenha um bom tamanho, apoio para os braços e a coluna e, se possível, um apoio para as pernas também.
Quem já tem uma poltrona quase perfeita pode complementá-la com algumas almofadas para melhorar o conforto, ou ainda, adicionar um puff ou banquinho próximo a ela para ter onde apoiar as pernas durante a leitura. Isso com certeza ajudará a tornar sua poltrona o item ideal para um cantinho de leitura.
Já quem ainda não sabe qual a poltrona ideal para o cantinho de leitura pode contar com algumas dicas da Way Design para escolher a sua!
Lembre-se que, quanto maior a poltrona, melhor será a distribuição do peso sobre sua superfície. Poltronas grandes geralmente inspiram conforto e realmente costumam ser bastante aconchegantes.
Por outro lado, se não há espaço para uma poltrona grande no seu cantinho de leitura, será preciso pesquisar um pouco mais e encontrar um móvel compatível com suas necessidades e também com o tamanho de sua casa.
Outro ponto que se deve levar em conta ao escolher a poltrona ideal para o cantinho de leitura é o material de sua estrutura. Uma poltrona com estrutura de madeira de boa qualidade pode durar muitas gerações, basta estofá-la novamente quando o acabamento ficar ruim.
Há poltronas com a estrutura feita de aço inox. Esse material também possui alta durabilidade e tende a deixar o móvel com uma aparência mais contemporânea em função de seu brilho. O aço inox também é fácil de limpar, e ainda pode ser reciclado.
Já uma poltrona com estrutura de material frágil tende a se degradar com rapidez, principalmente se o móvel for muito usado, o que pode exigir sua constante substituição. E isso, em termos de custo-benefício, não é nada econômico.
O acabamento da poltrona também é muito importante, principalmente se ela será encaixada em um espaço previamente decorado. Uma poltrona em couro, por exemplo, é clássica e pode ficar bem em praticamente qualquer lugar da casa. O couro é um material nobre e marcante, o que faz com que o visual da poltrona torne-se atemporal e possa ser utilizada por muitos anos.
Outra vantagem do couro é que ele é fácil de limpar, pois é impermeável, e apresenta grande resistência.
Outra opção são as poltronas forradas com tecidos, que podem ser lisos ou estampados. Quem tem um ambiente mais neutro pode usar uma poltrona estampada para dar cor e vida ao ambiente. Já quem possui um espaço cheio de cores pode preferir uma poltrona lisa, para que ela não concorra visualmente com o ambiente.
Quem está pensando em usar uma poltrona desse tipo pode dar preferência a um material impermeável, ou ainda, mandar impermeabilizar a peça, para que o tecido dure mais tempo e seja mais fácil de limpar.
Se você quiser uma peça inusitada, que tal uma poltrona de balanço para o cantinho de leitura? Ela pode dar um charme muito especial ao cômodo, e ainda é extremamente confortável, deixando as horas de leitura ainda mais prazerosas.
Também é possível encontrar poltronas para o cantinho de leitura feitas totalmente em madeira, sem nenhum estofamento. Essas poltronas em madeira são totalmente anatômicas e proporcionam o mesmo conforto que uma poltrona estofada. Como são um pouco difíceis de ser projetadas nem sempre é fácil encontrar esse tipo de móvel.