O amarelo é a cor do sol, da alegria e da estimulação mental. Talvez por isso seus diferentes tons sejam bem populares na decoração da casa. Mas, se este ainda não é o seu caso, que tal usar amarelo na decoração?

Que tal usar amarelo na decoração?Fonte: Houzz – McCall Design llc.

No feng shui, o amarelo representa o elemento terra, que está ligado a saúde e vitalidade. É uma boa escolha para ser usada no centro da casa, que é considerada a área da saúde do feng shui, ou em qualquer lugar que você gostaria de promover sentimentos calorosos, comunicação e saúde. Pode ser uma boa ideia usar amarelo em quartos e cozinhas, por exemplo.

O amarelo também é a cor do chacra do plexo solar, localizado na região do estômago, que está associado com o poder pessoal, a autoconfiança, o autocontrole e a autoestima. Dessa forma, o amarelo é considerado uma boa escolha de cor para qualquer lugar que você gostaria de aumentar os sentimentos de confiança e controle.

Na natureza, o amarelo é uma cor bem comum. Ela pode ser encontrada facilmente em flores, folhagens, animais e numa série de alimentos que consumimos diariamente, como milho, batata e pimentão. Talvez, por ser tão comum e alegre e termos contato constante com objetos amarelos, esta cor seja a favorita de muitas pessoas.

Já num projeto de decoração, o amarelo pode ter uma influência imediata na iluminação. No entanto, se você não deseja usar amarelo nas paredes, ele pode ser uma escolha boa para complementar o espaço e ser usado em almofadas, vasos e outros acessórios. Usar uma tigela cheia de limões sicilianos frescos é um truque clássico de decoração para dar frescor e iluminar instantaneamente o espaço.

Amarelo na decoração da casaFonte: Houzz – Adeeni Design Group.

Você também pode usar luzes com tonalidades amareladas na decoração de quase todos os cômodos da casa. Elas ajudam a criar espaços mais aconchegantes e receptivos, o que pode ser ótimo para a sala de estar e os quartos. Para espaços em que você precisa de mais precisão, como o banheiro e a cozinha, luzes brancas podem ser uma opção melhor.

O amarelo possui muitas variações, que vão de tons pálidos aos mais brilhantes. O tom que será escolhido vai depender do estilo geral que você pretende criar no espaço. Uma decoração mais tradicional funciona melhor com tons amarelos claros e mornos enquanto espaços modernos combinam melhor com os amarelos mais vibrantes.

Conhecer a si mesmo é a melhor maneira de determinar qual é o tom de amarelo certo para sua decoração e onde você deve usá-lo. Para alguns, um quarto amarelo amanteigado tende a proporcionar uma sensação serena de acolhimento. Já para outra pessoa, essa tonalidade pode ser muito estimulante, tornando difícil se entregar ao relaxamento para dormir.

Começar a usar amarelo na decoração em um espaço pequeno é sempre uma ideia sábia, especialmente quando se trata de uma cor ousada. Experimente primeiro em objetos menos definitivos, como em uma almofada, uma luminária e outros objetos decorativos antes de pintar as paredes.

Que tal usar amarelo na decoração?Fonte: Houzz – Treoma Design.

Antes de usar amarelo na decoração, considere realizar algumas experiências para aprofundar sua consciência sobre esta cor e suas diferentes tonalidades:

  • Quando for ao mercado, adquira um saco de limões sicilianos e coloque-os em uma tigela bonita para decorar a cozinha ou a sala de jantar;
  • Compre flores amarelas e coloque-as em vasos espalhados pela casa para descobrir qual espaço tem mais a ganhar com um toque desta cor;
  • Tire algumas fotos de objetos amarelos que você goste e imprima algumas. Espalhe-as pela casa para descobrir como você se sente em relação a cada uma delas;
  • Visite lojas de tecido ou de decoração onde os objetos fiquem organizados por cores e vá para a seção dos amarelos. Perceba pelo que você sente mais atração e tire algumas fotos para servir como lembrete.
  • Visite uma loja de pintura e adquira algumas amostras de tinta amarela ou uma paleta para levar para casa e descobrir quais tons agradam mais.