Se existe algo que valoriza uma casa é ter uma bela cozinha. E, para o espaço ficar bem bonito, é importante ter um bom piso. Mas você sabe como escolher o revestimento para piso de cozinha?
Fonte: Houzz – Papyrus Home Design.
O revestimento do piso da cozinha é bem importante, pois este tende a ser um cômodo de grande circulação. Por isso, seu revestimento deve ser forte e fácil de limpar. Afinal, a cozinha é o lugar onde a maior parte da atividade familiar acontece, mais do que a sala de estar ou a varanda. A cozinha é o lugar onde a família faz algumas refeições e em que, muitas vezes, recebemos convidados. Por isso, é importante ser fácil de conservar sua boa aparência por bastante tempo.
Geralmente, utilizamos revestimentos cerâmicos no piso da cozinha. As cerâmicas são revestimentos tradicionais no Brasil, por isso são tão comuns. Além disso, elas são fáceis de achar e não custam muito caro devido a farta oferta, o que as tornam muito acessíveis. Existem diversos tipos de cerâmicas no mercado e uma com certeza irá te agradar. Dê preferência às cerâmicas com tratamento impermeável, para que o piso não manche devido ao contato com a água e a gordura.
O piso vinílico é resistente e pode ser utilizado na cozinha se passar por um tratamento de proteção de sua superfície, para ficar mais resistente a manchas e arranhões. Existe pisos vinílicos de todos os tipos, mas os que imitam madeira são os mais comuns. Quando bem instalados, esse revestimento cria uma superfície muito bonita e lisa. Quem quer deixar a cozinha com um visual bem aconchegante pode investir no piso vinílico, que é bastante em conta.
Fonte: Houzz – Creative Design Construction, Inc.
Os porcelanatos são boas opções quando pensamos em revestimento para piso de cozinha. Eles são versáteis, práticos, possuem uma bela aparência e não são caros. Mas é importante ficar atento ao tipo de porcelanato escolhido na hora da compra, para adquirir um produto que seja próprio para áreas úmidas. O porcelanato, quando não impermeabilizado, pode manchar devido ao acúmulo de umidade por tempo prolongado.
Quem prefere um material mais natural vai gostar de saber que os pisos de madeira podem ser utilizados na cozinha desde que recebam tratamento impermeável para áreas úmidas. A madeira requer um pouco mais de cuidado, como produtos de limpeza especializados para ele, e mesmo a madeira impermeável não deve ser deixada molhada ou úmida por muito tempo. Esse tipo de piso pode ser um pouco caro, mas valoriza muito o ambiente e pode durar muitos anos quando bem tratado.
Granito, mármore e ardósia são pedras naturais bem duráveis e que podem ser utilizadas como revestimento para o piso da cozinha. No entanto, é importante ressaltar que a ardósia, quando molhada, fica super escorregadia e o mármore, devido à alta porosidade, tende a manchar com facilidade devido à umidade e a gordura. Quem estiver pensando em utilizar um revestimento mais nobre no piso da cozinha deve dar preferência ao granito ou ao mármore tratado.
Fonte: Houzz – Kitchen and Bath Studios Inc.
Ladrilhos hidráulicos também podem ser boas opções de revestimentos para piso de cozinha. Seja utilizando um único tipo de ladrilho ou compondo um patchwork, os ladrilhos hidráulicos dão charme e cor à cozinha. Ele é bastante resistente e não costuma acumular sujeira. A aplicação de cera líquida periodicamente sobre o revestimento ajuda em sua conservação.
Agora que você conhece vários tipos de revestimento para piso de cozinha já pode fazer sua opção e redecorar o cômodo que é o coração da casa.