Olhe dentro de qualquer cozinha de restaurante e você verá bancadas de aço inoxidável em todos os lugares. Impermeáveis ao calor e praticamente indestrutível, o aço inoxidável é um material perfeito para cozinhas industriais. Mas será que esta é a melhor opção para você? Conheça as vantagens e desvantagens das bancadas de aço inoxidável.

Ter ou não uma bancada de aço inoxidável? Fonte: Rikki Snyder.

O aço inoxidável é um aço que contém um mínimo de 10,5% de cromo, o que o torna resistente à ferrugem e corrosão. O aço austenítico (ou tipo 304) é conhecido como inoxidável de qualidade alimentar, porque alimentos e objetos quentes podem ser colocados com segurança diretamente em sua superfície.

Outro detalhe importante: o aço inoxidável é fabricado em uma variedade de medidores que representam a espessura do calibre e, consequentemente, sua resistência. Quanto mais baixo o indicador, mais grosso o aço e quanto mais grosso for o aço, mais forte ele será. Aço inoxidável de 16 e 18 são as espessuras mais usadas em residências, enquanto calibre 14 é para locais comerciais.

O aço inoxidável tem todas as qualidades necessárias para uma bancada de cozinha indestrutível: resistente ao calor, a manchas, higiênico e fácil de limpar. Esse é um material não poroso que, ao contrário de outros, não absorve nem mesmo os ingredientes mais difíceis de cozinhar – o que significa que o aço inoxidável não mancha ou acumula bactérias.

Panelas quentes podem ser colocadas diretamente em sua superfície sem você se preocupar. Dito isso, o aço inoxidável, como muitos outros materiais, tende a arranhar, especialmente se facas afiadas e outras ferramentas forem usadas diretamente sobre ele. Vale lembrar que o aço inoxidável pode danificar as facas e, por isso, é aconselhável usar uma tábua de corte ao cozinhar.

Vantagens e desvantagens das bancadas de aço inoxidávelFonte: Nicholas Moriarty Interiors.

Geralmente o aço inoxidável usado nas bancadas de cozinha é escovado, o que ajuda a camuflar pequenos arranhões. Mesmo assim, com o passar o tempo a tendência é que as bancadas fiquem arranhadas devido ao uso.

Se você deseja usar o aço inoxidável na sua cozinha mas acha que o visual pode ficar muito industrial, saiba que este material é neutro e combina bem com mármores, granitos e madeiras. Assim, uma parte das bancadas pode ser de inox e a outra de outros materiais que irão ajudar a deixar a cozinha mais colorida e confortável.

Bancadas de aço inoxidável geralmente são feitas sob medida para caberem bem no espaço disponível. As folhas de aço inoxidável são cortados e colocadas em cima de uma peça de madeira. Em seguida, a folha é dobrada para ficar com aparência de bancada. O aço inoxidável também pode ser dobrado para subir pela parede e funcionar como rodabanca.

Como as bancadas são feitas por encomenda, a folha pode ser dobrada para ficar com diferentes espessuras. Para obter a aparência de espessura de bancada padrão, uma queda lateral de 1,5 polegadas é o ideal, mas muitas variações, tanto grossas quanto finas, são possíveis.

Vantagens e desvantagens das bancadas de aço inoxidávelFonte: Brayer Design.

Também é possível conseguir diferentes arestas. O mais comum é uma borda quadrada, que facilita a instalação da bancada. Mas há outras opções, como bordas chanfradas ou arredondadas. Tudo vai depender do seu gosto pessoal e do visual que deseja criar na cozinha.

Bancadas de aço inoxidável estão disponíveis em vários acabamentos: escovado, cetim, espelhado, destro outros. O acabamento escovado é o mais popular porque parece mais suave e não apresenta tantas impressões ou arranhões quanto as opções polidas.

A limpeza do aço inoxidável é bem simples, pois o material não é poroso e não absorve umidade ou outros materiais. Por isso, tudo pode ser removido com sabão neutro e um pano macio. Você pode usar produtos especiais de limpeza e polimento para minimizar as marcas que aparecem ao longo do tempo. O aço inoxidável espelhado requer polimento periódico para manter seu alto brilho.

Bancadas de aço inoxidável não costumam ser caras e geralmente são mais baratas das feitas com materiais naturais, como mármore, granito e madeira. Os preços variam de acordo com as necessidades específicas do local, o nível de personalização e a espessura da folha de aço inoxidável que será usada.

Vantagens e desvantagens das bancadas de aço inoxidávelFonte: Sarah Phipps Design.

Se você realmente deseja ter todas as superfícies da cozinha cobertas de aço inoxidável uma maneira de cortar custos é usar mesas de trabalho em aço inoxidável pré-fabricadas disponíveis em lojas que fornecem materiais para restaurantes.

Deixe seu Comentário

Comentários