Berço, trocador, revestimentos para as paredes, espaços de armazenamento: onde economizar e gastar ao decorar o quarto do bebê?

Decoração de quarto de bebêFonte: Leila Dionizio Arquitetura.

O pensamento de decorar um quarto de bebê pode fazer muitos pais sorrirem. Não só este quarto será para um novo membro muito importante da família, mas também as possibilidades de decoração parecem intermináveis. Por isso, é importante saber em quais itens devemos investir mais e em quais podemos economizar.

Veja 4 itens para economizar:

1. Cor da parede: num quarto, as cores das paredes são possivelmente o item de decoração mais fácil e barato de mudar. É claro que você vai escolher uma cor bonita para o quarto do seu bebê, até alguns detalhes como papel ou adesivo de parede. Mas não precisa gastar muito com isso, pois o bebê irá crescer e é provável que você tenha que trocar tudo num prazo curto de tempo.

2. Berço: obviamente você comprará um berço de ótima qualidade e que seja seguro para o seu bebê. No entanto, ele não precisa ter milhares de detalhes ou custar muito dinheiro. Um berço tem que ser confortável para o bebê, proporcionando boas noites de sono, e um com muitos detalhes e informações pode atrapalhar esse soninho tão especial. E lembre-se que um dos primeiros itens do mobiliário do bebê que você terá que trocar quando ele crescer é o berço.

3. Roupa de cama e travesseiros: semelhante a escolha do berço, a roupa de cama deve ser macia e proporcionar boas noites de sono. Dê preferência a lençóis e fronhas de algodão, que são mais frescos e naturais. Quanto ao travesseiro, ele deve ser apropriado para um bebê, com a altura correta para que ele fique confortável. Procure por travesseiros de materiais atóxicos. E lembre-se que, conforme o bebê foi crescendo, ele precisará de travesseiros maiores.

Onde economizar e gastar ao decorar o quarto do bebêFonte: Arquitetude.

4. Armazenamento: ao considerar os locais de armazenamento no quarto do bebê, pense em prateleiras e nichos para armazenar brinquedos, livros e artigos diversos. Além disso, uma cômodo é mais do que suficiente para armazenar todas as roupinhas do bebê. Por isso, se você não tiver como investir em um armário, dê preferência a uma cômodo de boa qualidade, que pode ter seu tampo usado como trocador, evitando a necessidade de comprar mais um item para o quarto.

4 itens para investir:

1. Detalhes personalizados: personalizar o quarto do bebê fará desta toda a diferença, dando muita personalidade ao cômodo e deixando-o verdadeiramente especial. Mas lembre-se de não exagerar, pois o quarto do bebê deve ser um ambiente tranquilo para ele descansar e se desenvolver. Personalizar um item que seu filho possa usar por alguns anos pode sair um pouco mais caro, mas com certeza será uma lembrança muito especial desta época.

2. Tratamento das janelas: uma das coisa para ter em mente é que os bebês dormem melhor no escuro. Embora cortinas bonitas de algodão sejam mais baratas, pergunte-se se elas realmente obstruem a luz. Se não, adicione um blackout por baixo. Outra boa opção é pagar um pouco mais e mandar fazer uma cortina com forro sob medida ou uma persiana. Isso irá garantir um ótimo conforto para seu bebê.

3. Colchão: uma vez que para ter um berço seguro não é necessário gastar muito, invista o dinheiro em um ótimo colchão para o bebê. Afinal, ele passará muito tempo sobre esse colchão e é possível usá-lo por cerca de três anos. Um bom colchão de berço deve ter certificações do INMETRO e dimensionado exatamente para seu berço. Ou seja, o colchão não deve deixar uma vãos quando colocado no lugar.

Onde economizar e gastar ao decorar o quarto do bebêFonte: Leila Dionizio Arquitetura.

4. Uma boa poltrona ou sofá-cama: infelizmente, a realidade de muitos pais são noites insones durante vários meses. Por isso, ter uma boa poltrona ou um sofá cama no quarto do bebê pode ser muito importante para que ao menos um dos pais acompanhe o bebê durante a noite. Além disso, toda mãe precisa de uma boa poltrona de amamentação, que seja confortável tanto para ela quanto para o bebê. Por isso, não economize neste item, pois ele será muito utilizado e deve apresentar alta durabilidade.