Vamos ser honestos: todos nós temos um amigo ou familiar que, contra todas as probabilidades, é irritantemente organizado apesar de sua casa ser minúscula. De alguma forma, essas pessoas conseguem ter um monte de coisas e mantê-las ordenadamente em seus devidos lugares sempre.

6 segredos de pessoas que vivem em espaços pequenos e organizadosFonte: Tobi Fairley Interior Design.

No entanto, não se engane: atrás de todas as caixas organizadoras arrumadas em ordem alfabética e da estante de livros impecável, existem vários truques e segredos que essas pessoas não contam para ninguém. No entanto, você pode conferir aqui 6 segredos de pessoas que vivem em espaços pequenos e organizados:

1. Elas têm um monte de espaços de armazenamento escondidos

Claro que todo o lugar pode parecer perfeitamente arrumado, mas basta espreitar debaixo da cama, atrás do sofá, ou dentro do forno que você encontrará diversas surpresas. Viver numa casa pequena significa ter que encontrar espaço de armazenamento em todos os lugares, até nos mais inusitados, especialmente em pontos secretos que ficam escondidos da vista dos visitantes.

2. Elas não têm medo de encarar a bagunça

É muito difícil manter tudo arrumado o tempo inteiro, principalmente sem ajuda. Por isso, pessoas que vivem em espaços pequenos não têm medo de encarar a bagunça. Mas o segredo principal é ter um local pré-determinado para tudo. Assim, quando o caos se instaura, basta recolocar as coisas em seus devidos lugares que, magicamente, tudo fica super organizado.

3. Elas terceirizam espaço de armazenamento

Embora possa parecer um pouco extravagante, ter um armazenamento fora de casa é uma maneira inteligente e popular de economizar espaço dentro da residência, principalmente se ela for pequena. E isso pode significar alugar um contêiner, um self storage ou, ainda, pedir para um parente próximo guardar umas coisinhas provisoriamente enquanto a pessoa não sabe o que fazer com os objetos.

Dicas para viver em espacos pequenos e organizadosFonte: Mia Karlsson Interior Design.

4. Elas pegam coisas emprestadas sempre

Quando falta espaço para armazenamento, ter objetos que você usará uma ou duas vezes na vida é completamente desnecessário. Por isso, pessoas que vivem em espaços pequenos e organizados costumam pedir sempre coisas emprestadas a seus amigos e parentes próximos, principalmente porque, depois do uso, basta devolver ao dono.

5. Elas não são pessoas apegadas a objetos e são bastante seletivos

Pessoas que vivem em espaços pequenos e organizados definitivamente não podem acumular um monte de coisas. Por isso, elas tendem a ser mais desapegadas e extremamente criteriosas na hora de adquirir algo novo para sua casa. Afinal, para comprar uma coisa, será preciso se desfazer de outra. O que não é usado é doado ou vendido, o que ajuda a evitar o acúmulo.

6. Elas podem sim ser super bagunceiras

Apesar das superfícies limpas e arrumadas, ninguém sabe o que há por trás de uma porta de armário ou dentro de uma gaveta na cozinha. Por mais que uma pessoa aparente ser super organizada, existe uma possibilidade imensa de que isso seja mesmo somente uma aparência. Afinal, com tantos espaços de armazenamento escondidos, a probabilidades de que a bagunça também se esconda é grande.

Por isso, se você tem um amigo ou parente que mora num espaço pequeno e organizado, você não precisa se sentir mal se não conseguir fazer igual a ele. Saiba que essas coisas vêm com o tempo e com o costume diário. Ninguém nasce sabendo arrumar a casa ou estipular espaços fixos para os objetos, isso é algo que se aprende ao longo da vida.

6 segredos de pessoas que vivem em espaços pequenos e organizadosFonte: Kelley Gardner.

Comece a colocar as coisas em ordem, pratique o desapego e aprenda a ser mais seletivo com o que leva para casa. E se alguma de suas gavetas ficar bagunçada, não tem problema. Isso acontece e ninguém está vendo.