Há aqueles que ficam surpresos quando veem amostras e paletas de cores ao visitar algumas lojas de materiais de construção. Há outros que perdem o sono pensando sobre o esquema de pintura perfeito para casa. Mas decidir sobre as cores de tinta para usar nos diferentes espaços da casa não precisa ser tão trabalhoso. Veja algumas dicas de como escolher uma cor para pintar a casa:

Como escolher uma cor para pintar a casaFonte: Arquitetude.

1. Trabalhe com o que você tem: parece óbvio, mas muita gente nem sempre pensa nisso. Dê uma olhada pela casa e repare na cor da colcha da cama, nas almofadas sobre o sofá e dos acessórios decorativos em geral. Perceba como você se sente em relação a suas cores. Talvez uma cor com a qual você já tenha contato todos os dias pode ser uma boa opção para pintar alguns cômodos da casa.

2. Encontre inspiração em objetos que você gosta: se você adora a porcelana vintage da sua avó, use-a como inspiração para escolher a cor da sua cozinha e mantenha esses pratos como destaque do espaço. Procure uma amostra de tecido da sua roupa favorita e use esse mesmo esquema de cores para o seu quarto. Afinal, é provável que esses objetos sejam seus favoritos exatamente pelas cores.

3. Utilize tons naturais: peça ajuda da mãe natureza para escolher. Procure fotos de flores, plantas, animais, paisagens e observe como essa lhe atrai. As cores de uma borboleta ou de uma vista para o mar podem ser perfeitas para usar como inspiração para casa. A natureza está cheia de azuis e verdes neutros que podem ser perfeitos para sua decoração.

Como escolher as cores para casaFonte: Arquitetude.

4. Utilize um círculo cromático: se você deseja seguir a teoria das cores pode usar um círculo cromático como apoio ao escolher as cores para pintar a casa. Dessa forma, você provavelmente não cometerá nenhum erro, pois terá acesso às cores principais, seus tons complementares, análogos e contrastantes. Isso ajuda muito a escolher cores que fazem sentido juntas.

5. Pense sobre o impacto da cor em relação ao uso do espaço: o fato de uma cor ser mais clara ou escura pode fazer toda a diferença na forma como nos sentimos em relação ao espaço. As cores mais claras costumam ter efeito calmante e causam uma maior reflexão da luz no espaço. Já cores mais escuras dão a ilusão de profundidade e saturação, absorvendo mais luz.

No entanto, isso não irá, necessariamente, fazer um cômodo parecer menor. Cores mais escuras criam uma sensação de aconchego e podem realmente fazer um espaço parecer maior, principalmente se ela for utilizada na parede de fundo do cômodo.

Como escolher uma cor para pintar a casaFonte: Arquitetude.

O contraste tem a ver como as cores e seus variados tons que relacionam entre si. As cores opostas se contrastam automaticamente porque ficam, literalmente, opostas no círculo cromático, como vermelho e verde, por exemplo. As cores mais claras contrastam com as mais escuras. Já cores quentes contrastam com as cores frias.

Quanto mais contraste em uma sala, mais interesse visual e energia. Quanto menor o contraste, mais calmante o espaço. Um quarto com um esquema monocromático, em que todos os tons utilizados são de um mesmo matiz, tende a ter menos contraste e ser mais relaxante do que aqueles em que existem vários tons de matizes diferentes.

O que te inspira a escolher as cores para usar na decoração? Como você escolhe uma cor para pintar a casa? E quais erros você já cometeu ao escolher cores para casa e acabou se arrependendo depois? Conta pra gente!