Todos os anos, a Pantone elege uma cor que irá ganhar destaque em todo o mundo no ano seguinte, tanto na moda quanto na decoração. E para 2015, não foi diferente: a empresa encolheu um lindo tom de vinho chamado Marsala, correspondente ao código Pantone 18-1438.
Fonte: Site Pantone.
Parecido com o encorpado vinho italiano Marsala, do qual empresta seu nome, a cor de 2015 possui raízes marrom-avermelhadas misturadas com rosa, criando uma nuance de grande apelo visual, que pode ser facilmente utilizada tanto na moda quanto na decoração da casa. Aliás, o Marsala já é bastante utilizado na arquitetura e decoração de interiores, não só por ser uma cor bonita e versátil, mas também por atrair o olhar e possuir uma tonalidade aconchegante que transmite conforto e sedução.
Diferente das cores eleitas em 2013 e 2014 (Verde Esmeralda e Orquídea Radiante), o Marsala demonstra ser um tom bastante neutro e atemporal, podendo ser utilizado em qualquer ambiente, pois combina com quase tudo, além de ser um coringa para objetos decorativos, pois tende a deixa-los destacadas no ambiente.
Fonte: Site Pantone.
A cor Marsala, apesar de neutra, é impactante e pode ser utilizada em todos os ambientes da casa. Ela pode ficar super bonita tanto na parede quanto em objetos decorativos, pois torna o ambiente caloroso e acolhedor. Mas tome cuidado com o Marsala, pois quando utilizado em excesso ele pode deixar a impressão de um ambiente apertado e escuro.
O Marsala fica lindo em estofados, tapetes e roupas de cama e banho, além de também ser possível encontrar eletrodomésticos desta cor. Para ficar com a decoração da casa na moda, o importante é incorporar a com bom gosto e sem exageros.
Fonte: Site Pantone.
Para criar uma decoração mais clássica, o Marsala pode ser misturado com fendi, preto, bege ou creme. Se o objetivo é deixar o espaço mais moderno, é possível contrastar o marrom-avermelhado com verde, azul petróleo ou cinza.
A cor do ano é uma iniciativa da Pantone que acontece desde o ano 2000 e tem se mostrado certeira e expressiva em todo o mundo pois, de acordo com a empresa, a tonalidade reflete o que as pessoas estão procurando. E você, concorda com isso? Gostou da escolha do Marsala para este ano?