Seja para ganhar espaço, seja por influências externas, a cozinha integrada parece ter vindo para ficar. Atualmente, a maioria dos projetos de construção ou reforma são pensados com este tipo de cozinha, que se integra a sala de jantar ou estar, criando um ambiente único. Porém, nem tudo são flores e é importante conhecer as vantagens e desvantagens da cozinha integrada.

cozinha-integrada
Fonte: freepik.

Nada a esconder

Também conhecida como cozinha americana, a cozinha integrada muitas vezes deixa a mostra coisas que queremos esconder, como uma louça por lavar, por exemplo. Há quem não se preocupe com isso, mas há pessoas que se incomodam muito com a situação e resolvem não integrar os cômodos para não mostrar para seus convidados estes pequenos defeitos.

Maior amplitude

Por outro lado, uma cozinha integrada ajuda a criar a sensação de espaços mais amplos. Especialmente hoje em dia, com casas que apresentam metragens cada vez menores, criar esta sensação de amplitude visual pode ser algo muito positivo e que ajuda a valorizar o imóvel.

Porém, para se obter uma integração completa, é importante investir em móveis que combinem nos diferentes espaços. E isso pode significar um grande investimento em mobiliários sob medida ou mesmo no desenvolvimento de peças únicas que complementem o espaço. Ou seja, ao mesmo tempo que isso pode ser um pouco oneroso, também ajuda a criar espaços completamente personalizados.

decorar-sua-cozinha
Fonte: freepik.

Dispersão de cheiros e gordura na cozinha integrada

Também é preciso pensar na dispersão de vapores e gordura da comida. Muitas gente, depois de integrar a cozinha, desiste complemente de fazer frituras, pois isto acaba deixando a casa toda empesteada, além de engordurar o chão e os estofados. Mas é possível prevenir este tipo de situação investindo numa coifa de boa qualidade.

Por outro lado, ter uma cozinha integrada pode ajudar na circulação de ar da casa, tendo em vista que muitas cozinhas não tem janelas que permitem que o ar circule livremente, o que as tornam ambientes bastante quentes. Ter uma boa circulação de ar ajuda a tornar os ambientes mais arejados e contribui com a sensação de amplitude visual do espaço.

Escolha de móveis

Vale destacar novamente a escolha dos móveis para este tipo de projeto, pois deve-se dar preferência a estofados impermeáveis, que são mais fáceis de limpar e não absorvem água, gordura ou cheiros. Já quanto aos revestimentos, também é importante escolher materiais que sejam fáceis de limpar tanto para a cozinha quanto para o cômodo contíguo.

integrando-sua-cozinha
Fonte: freepik.

Receber convidados

Para quem costuma receber convidados para as refeições, ter uma cozinha integrada pode ser uma ótima ideia e proporcionar experiências mais interessantes ao cozinhar. Dessa forma, o cozinheiro pode estar em contato com seus convidados durante a preparação das refeições, o que nem sempre é possível quando a casa possui um layout mais tradicional.

Outra vantagem da cozinha integrada é que ela pode propiciar a criação de um espaço gourmet particular dentro de casa, basta investir em itens diferenciados para completar o espaço, o que também o torna mais elegante. Atualmente, a maioria das pessoas que pensam em integrar a cozinha com a sala o fazem pensando em ter um espaço gourmet dentro de casa.

Vale lembrar que integrar a cozinha com a sala não significa que uma parede será derrubada para a criação de um balcão. Podem ser necessárias grandes mudanças elétricas e hidráulicas, transformando esta numa obra enorme. Além disso, é preciso saber se a estrutura está preparada para esta readequação e, portanto, contar com mão de obra especializada é fundamental.

cozinha-e-decoracao
Fonte: freepik.

Existem vantagens e desvantagens da cozinha integrada, mas somente um arquiteto poderá criar um projeto para adaptar sua casa. Há casos, inclusive, que a cozinha integrada não é a melhor opção para o cliente e o profissional de arquitetura é capaz de constatar isso para criar um projeto que atenderá ainda melhor as necessidades desta pessoa.

Deixe seu Comentário

Comentários