Muita gente pensa que bonsais são árvores japonesas cortadas e podadas para ficarem de um tamanho diminuto. Mas, literalmente falando, bonsai significa “planta em uma bandeja”. As árvores de bonsai realmente são bem menores que suas “primas” selvagens. No entanto, elas também podem ser cultivadas em vasos e até em jardins sem ficar com pouco mais de um palmo de altura.

Saiba mais sobre a história dos bonsaisFonte: Houzz – Samsel Architects.

Praticamente todas as árvores podem ser cultivadas na forma de bonsais. E, ao contrário do que muita gente pensa, quando cultivadas e podadas corretamente, os bonsais conseguem florescer e dar frutos como uma árvore comum.

Contrariamente à crença, os bonsais não se originaram do Japão. Mas há registros que datam de mais de 2000 anos que mostram bonsais sendo cultivados na China. Estes bonsais não eram tão pequenos como os que conhecemos atualmente, mas já eram cultivados individualmente em vasos. Porém, foram os japoneses que aperfeiçoaram a técnica ao nível que temos hoje em dia.

Isto fez com que surgissem dois estilos bem diferentes de bonsais: os japoneses e os chineses. Os bonsais japoneses são muito trabalhados através das técnicas de poda e mais parecidos com as versões das árvores naturais. Já os bonsais no estilo chinês crescem muito mais livremente, sofrendo muito menos podas.

Poda de um bonsaiFonte: Samsel Architects.

Os bonsais têm vidas tão longas quanto às árvores silvestres. Elas podem viver muitos séculos e, no Japão e na China, são tradicionalmente passadas de geração para geração da família. Eles levam quase o mesmo tempo que seus “primos” selvagens levam para alcançar a maturidade e, muitas vezes, são muito mais saudável por causa da quantidade de cuidados que recebem.

Nem todo mundo tem um grande jardim, onde podem plantar inúmeras árvores e deixá-las crescer o quanto quiserem. E mesmo quem que um grande jardim ainda precisa esperar por muitos anos antes de ver suas árvores realmente grandes. Por outro lado, para cultivar um bonsai, você não precisa de mais do que o espaço de sua bandeja. Eles podem ser cultivados até em ambientes internos, sendo colocados ao sol esporadicamente.

Também é preciso dominar as técnicas de poda do bonsai para que a sua planta cresça corretamente e se mantenha sempre saudável. Cortar de forma errada o bonsai pode fazer com que ele cresça errado ou até morra.

Bonsai na área externaFonte: Houzz – Hnha Oponoba.

O cultivo de bonsais pode rapidamente se tornar um hobby viciante, pois requer atenção aos detalhes, a previsão de como a árvore vai crescer e muito tempo e cuidado. Você, sem dúvida, vai se sentir uma enorme satisfação em cultivar um bonsai e aperfeiçoar suas técnicas até ele ficar perfeito!

Deixe seu Comentário

Comentários