Existem muitos tipos de mesa de jantar e isso sempre nos deixa na dúvida de qual escolher. Elas podem vir em diferentes formatos, tamanhos e materiais, mas é certo que todo mundo sonha em ter mesa e cadeiras perfeitas, para deixar a sala bem bonita e receber a família e os amigos em grande estilo. O problema é que nem sempre conseguimos concretizar esses planos.

Mesa de Jantar Saarinen Oval - Way Design

Mesa de Jantar Saarinen Oval. Fonte: Way Design.


Por isso, a Way Design preparou ótimas dicas para te ajudar a escolher o tipo de mesa de jantar certa para suas necessidades:
Redonda ou quadrada? Não existe uma resposta certa para isso. A decisão entre escolher entre os diferentes tipos de mesa de jantar vai depender do gosto pessoal de casa um e do espaço disponível. Mesas quadradas ou retangulares são clássicas e confortáveis, indicadas para quem tem salas mais compridas e uma família grande. Já as mesas redondas e ovais costumam contribuir para tornar ambientes pequenos mais confortáveis, pois facilitam a circulação e a interação entre as pessoas, além de ser mais fácil encaixar cadeiras extras quanto temos convidados.
Material: a mesa de jantar não precisa ser exatamente do mesmo material do resto dos móveis da sala, mas é bom que combine com eles, para criar um visual mais harmônico. Mesas de madeira natural ou mármore são mais clássicas, já as de laca são mais modernas. As de tampo de vidro valorizam cômodos pequenos, pois parecem ocupar menos espaço, mas não são recomendadas para quem tem crianças. Mesas de acrílico são bonitas e elegantes, mas é preciso ter cuidado com elas, pois riscam com facilidade.
Qual tipo de mesa de jantar escolher

Projeto da arquiteta Cristiane Adrião. Fonte: Way Design.


E os pés? Pés nos cantos da mesa dão maior sensação de segurança, mas também são limitadores se precisarmos colocar cadeiras extras em torno da mesa. Já os pés centrais possibilitam diferentes arrumações em torno da mesa, mas podem passar a sensação de instabilidade. Também é importante pensar no visual dos pés da mesa, pois hoje em dia eles são produzidos em diferentes materiais e designs, praticamente transformando as peças em obras de arte.
Espaço de circulação: é importante ter uma mesa de jantar, mas ela não deve atrapalhar o espaço de circulação da casa. Se isso acontecer, é porque o conjunto escolhido é grande demais para o local. Portanto, independente dos tipos de mesa de jantar de sua preferência, meça o espaço disponível para os móveis antes de comprá-los. O espaço mínimo a ser deixado em torno da mesa é de 70 centímetros em relação a parede, sendo ideal a distância de 90 centímetros. Este espaço será utilizado para circulação e também para que as pessoas puxem as cadeiras para se sentar. Aliás, a distância mínima entre as cadeiras deve ser de 15 centímetros, para ser possível se sentar com conforto. Se as cadeiras tiverem braços grandes ou forem tipo poltronas, essa distância deve ser de pelo menos 45 centímetros.
Escolha das cadeiras: se você planeja comprar uma mesa de jantar, também terá que comprar as cadeiras! Elas não precisam ser do mesmo material da mesa, mas é bom que o visual do conjunto seja harmônico; caso contrário, pode parecer que as peças foram escolhidas ao acaso. Atualmente, está na moda ter uma mesa de jantar com cadeiras variadas, mas é importante ressaltar que, mesmo nesses casos, as peças combinam bastante entre si. Quem tem uma mesa grande pode escolher cadeiras maiores, com braços ou do até poltronas. Já para os espaços limitados, cadeiras com design mais enxuto e sem braços podem tornar a área de jantar mais confortável. Dependendo do caso, é possível escolher cadeiras com braços para as cabeceiras da mesa e sem braços para os outros lugares. O resultado é bastante bonito e interessante.
Mesa de Jantar de 10 Lugares - Way Design

Projeto da arquiteta Amanda Miranda. Fonte: Way Design.


Agora, com essas dicas sobre tipos de mesa de jantar, fica bem mais fácil decidir qual escolher!