A bancada da cozinha deve ser muito resistente, pois acaba recebendo o calor de panelas, cortes de facas e até a ação de limpadores abrasivos. Por isso, confira 7 materiais para criar a bancada de cozinha perfeita:

7 materiais para criar a bancada de cozinha perfeitaFonte: Houzz – D’Avignon Interiors.

Granito – sendo uma pedra natural, o granito é uma escolha popular para bancadas de cozinha devido a sua beleza clássica e durabilidade. O granito é a mais dura e densa das pedras naturais e pode ser usada para criar uma bancada de cozinha extremamente resistente a riscos e que consegue manter seu brilho por mais tempo que a maioria dos materiais.

Bancadas de granito são as mais caras de todas as superfícies para cozinhas, embora seja considerado um material muito prático e que é praticamente indestrutível, além de proporcionar muita beleza e elegância ao ambiente.

Mármore – outra pedra natural, o mármore é considerado de extrema elegância e durabilidade. Uma bancada de cozinha de mármore tende a durar a vida inteira. No entanto, ele é muito caro e requer cuidados em sua manutenção. Alimentos ácidos, como suco de laranja, por exemplo, podem manchar a superfície, deixando-a marcada para sempre.

Ardósia – por causa de sua riqueza e beleza, a ardósia é geralmente usada em aplicações interiores, como bancadas de cozinha, pias de banheiro ou até entorno de lareiras. Ela pode ser usada em cozinhas modernas ou tradicionais, bem como em combinação com mármore. A ardósia é durável, forte e pode suportar bem o uso constante. Além disso, ela é menos cara do que o mármore e o granito.

7 materiais para criar a bancada de cozinha perfeitaFonte: Houzz – Cameron C. Habel Construction, Inc.

Concreto – esta é uma das maiores tendências em bancadas de cozinha hoje e pode ajudar a dar um visual mais limpo, industrial e contemporâneo a sua decoração. Disponível em formatos pré-moldados ou moldadas no loca, o concreto é um bom material para a formatação de balcões com formatos incomuns.

O concreto utilizado para a criação de balcões de cozinha é mais caro, exige um selante e deve ser tratado com muito cuidado. A bancada pode acabar rachando se não for moldada corretamente. Por outro lado, o concreto pode ser tingido de praticamente qualquer cor, mas a mais popular continua sendo o tom de cinza natural do próprio cimento.

Corian – esse material de superfície sólida se tornou popular na década de 1990. O corian é altamente recomendado por especialistas que criam bancadas de cozinha. Ele é um produto totalmente artificial e nada poroso, o que forma uma superfície sólida que pode ser facilmente reparada se riscada ou queimada.

Aço Inoxidável – a principal vantagem do aço inoxidável é a facilidade em higienizá-lo. Ele é fácil de limpar, tem capacidade de suportar desgaste e não estraga mesmo quando exposto a calor extremo. O aço inoxidável pode fornecer um visual perfeito para uma cozinha ultra moderna. Por outro lado, o material arranha com facilidade, o que pode deixar sua superfície menos brilhosa e bonita.

Melhores materiais para usar na bancada da cozinhaFonte: Door Factory by Braga.

Azulejo – as superfícies de azulejo podem ser muito resistentes e suportar bem tanto o contato com panelas muito quentes quanto com a água constante. Por isso mesmo, esse tipo de material é muito utilizado para revestir tanto paredes quanto pisos das áreas molhadas da casa.

Existem vários tipos de azulejos, que podem ser cerâmicos, de porcelana, de vidro, de pedras naturais, dentre outros materiais. Ele também está disponível em muitas cores, tamanhos e texturas e oferecem boa flexibilidade quanto ao design.

A desvantagem do azulejo é que eles podem acabar manchados com o passar do tempo e o rejunte entre as peças pode ficar encardido. Além disso, as peças também podem acabar lascadas ou rachadas devido a impactos.

Deixe seu Comentário

Comentários