Ter uma decoração feita inteiramente com cores neutras não precisa ser chata. Elas podem ajudar a criar um espaço calmo, sofisticado e quente se forem bem coordenadas. Afinal, é preciso mais do que a falta de cores para criar uma bela paleta neutra. Veja 10 formas de fazer uma paleta neutra brilhar:

10 formas de fazer uma paleta neutra brilharFonte: Houzz – AM Dolce Vita.

1. Use várias tonalidades de uma mesma cor neutra: se você decidiu trabalhar com uma única cor neutra num cômodo, usar vários tons dessa cor ajuda a adicionar profundidade ao espaço e deixá-lo maior, criando um jogo de luzes e sombra. Ter tudo da mesma cor pode ser um pouco entediante.

2. Use várias texturas: isso também ajuda a criar profundidade e contraste. Imagine uma sala em que todos os estofados são da mesma cor da perede e não possuem textura alguma. Entediante, certo? Por isso, se você quer usar uma cor neutra única, invista em texturas para deixar o espaço mais interessante tanto para o olhar quanto para o toque.

3. Use materiais de alta qualidade: quando você não tem cores deslumbrantes para criar interesse e chamar a atenção, outros aspectos cômodo se tornam ainda mais importantes. E a qualidade dos materiais é um deles. Tecidos mais luxuosos, materiais nobres e até um papel de parede diferenciado podem fazer uma paleta neutra brilhar muito.

4. Use formas bonitas e interessantes: remover a cor da equação também traz a forma para o primeiro plano, fazendo com que elas chamem ainda mais atenção. Móveis e objetos decorativos com formatos inusitados ou clássicos podem se tornar um ponto focal quando as cores não possuem muitos destaques. Investir em peças de boa qualidade pode ser fundamental.

Como usar cores neutras na decoraçãoFonte: Houzz – Beth Webb Interiors

5. Use uma combinação de materiais e superfícies interessantes: ambos adicionam interesse para que o cômodo se destaque. Quando for comprar móveis e objetos, evite escolher ambientes completos que são expostos juntos. Esta até pode ser uma escolha segura, mas tende a tornar tudo mais monótono. Procure criar combinações que, apesar da cor parecida, criam interesse visual.

6. Use estampas: a utilização de estampas neutras em ambientes neutros pode parecer redundante, mas, na verdade, cria destaques decorativos que atraem o olhar. Portanto, se você tiver um sofá liso, use poltronas estampadas ou um tapete com algum padrão bonito e inusitado. Isso também contribuirá para deixar o espaço mais aconchegante.

7. Misture os tons neutros: a maioria das pessoas pensa que uma paleta de cores neutras é feita de um monte de bege. Mas há outras cores neutras que você pode (e deve) misturar. Brancos, beges, marrons, cinzas e pretos combinam muito bem entre si e podem formar uma paleta neutra, porém variada, interessante e com muita profundidade.

8. Adicione preto: ao pensar em cores neutras, nem todo mundo pensa em preto. Porém, esta é uma cor neutra que pode dar muita profundidade a decoração. Se você não quiser usar preto, utilize cinza ou marrom escuro para conseguir o mesmo efeito. Tonalidades mais escuras ajudam muito a tornar uma decoração neutra mais interessante e profunda.

10 formas de fazer uma paleta neutra brilharFonte: Houzz – Jessica Risko Smith Interior Design.

9. Inclua elementos naturais: elementos naturais, como arranjos, flores e plantas ornamentais, ajudam a deixar um espaço neutro mais colorido e interessante mas sem fugir da temática. Afinal, nada mais neutro do que usar plantas na decoração. Um vaso de vidro com algumas folhagens já fazem a maior diferença em um cômodo neutro.

10. Não tenha medo de adicionar um pouco de cor à sua paleta neutra: um espaço totalmente neutro funciona melhor com um pouco de cor. Mesmo que você ame cores neutras, pequenas doses de tons mais brilhantes podem ser um diferencial muito interessante para a decoração de qualquer espaço.

Deixe seu Comentário

Comentários