Embora varrer e aspirar carpetes e tapetes funcione bem para remover a maior parte da sujeira seca, pode ser necessário fazer uma limpeza profunda periódica para retirar as sujeiras mais profundas. Mas como limpar carpetes e tapetes apropriadamente?

Como limpar carpetes e tapetesFonte: West Cork Cleaning.

E, apesar do que muita gente possa pensar, realizar uma limpeza profunda no tapete ou carpete não é tão difícil, o importante é manter a higiene dele sempre em dia para que, quando for a hora de realizar a limpeza profunda, a sujeira não esteja muito incrustada. Tapetes e carpetes utilizados em residências devem ser limpos profundamente de 12 a 18 meses. Os utilizados em escritórios devem ser limpos mais profundamente a cada 6 meses, pois o tráfego é muito mais intenso.

A escolha do aspirador de pó também influencia nesta limpeza. Aspiradores de qualidade inferior tendem a deixar um pouco de sujeira para trás, fazendo com que a limpeza profunda seja necessária antes do esperado. Portanto, se você deseja proporcionar um ambiente mais limpo para a família, adquira um bom aspirador de pó.

É possível realizar a limpeza dos tapetes e carpetes sozinho ou contratar uma empresa que preste este tipo de serviço. Essas empresas utilizam produtos de limpeza específicos e profissionais, não encontrados no mercado, que limpam e secam mais rápido. A vantagem deste tipo de serviço é que ele pode ficar pronto rápido e não dá trabalho nenhum.

Limpeza de carpetes e tapetesFonte: Bethesda MD Carpet Cleaning.

A desvantagem é que muitas empresas cobram bastante caro e algumas só realizam serviços para áreas muito grandes. Ou seja, nem sempre é fácil de encontrar uma empresa de limpeza profissional de carpetes e tapetes que atue em residências. No entanto, se o que você precisa é mandar limpar o carpete de uma sala comercial, esta pode ser a melhor opção.

Mas se você resolveu fazer essa limpeza, saiba que este não é um trabalho difícil. Mesmo sem os aparatos profissionais é possível limpar carpetes e tapetes apropriadamente. Veja algumas dicas:

– Comece aspirando a área normalmente, como se faz com a limpeza do dia a dia, até que tudo esteja completamente aspirado. Em seguida, misture em um balde uma parte de vinagre branco para duas de água e utilize uma escovinha ou esponja para esfregar a mistura por toda a superfície. Passe um pano seco para tirar o excesso e deixe a área secar.

Limpeza de mancha em tapete ou carpeteFonte: Enlighten Me.

– Evite molhar em excesso o carpete, pois um carpete que permanece molhado durante muito tempo pode gerar problemas, como crescimento de fungos e bactérias embaixo dele, fazendo com que se solte do piso.

– Quem tem uma área externa pode lavar os tapetes nela, utilizando uma mistura de água com sabão ou detergente líquido. Utilize uma escovinha ou esponja para lavar o tapete. Cuidado com a utilização de vassouras duras, pois elas podem danificar os tapetes. Depois que a peça estiver lavada, deixe-a secar a sombra e do avesso para evitar o desbotamento.

Tapetes e carpetes com manchas antigas devem ser limpos com produtos específicos. Nunca use soluções para limpeza de manchas que contenha alvejante, pois ele pode danificar a cor do material.

Como limpar manchas em carpetes e tapetesFonte: Thuro Clean MBSC.

– Quem quiser secar mais rapidamente seus tapetes e carpetes pode posicionar alguns ventiladores na área. Desumidificadores de ar também podem contribuir para a secagem, pois absorvem a umidade excessiva do local.

– Tapetes e carpetes também podem ser limpos a vapor. Para isso, é necessário ter um vaporizador, que pode ser passado pela superfície como se fosse um aspirador de pó. Este método é considerado um dos melhores e retira aquelas manchas difíceis de tirar. Também é necessário deixar que o tapete ou carpete seque por um tempo antes de passar sobre ele novamente.

Deixe seu Comentário

Comentários