Berço novo, colchão novo, tapete novo, cortinas novas, cômoda nova e até uma poltrona nova. Esses são alguns dos itens necessários para a construção de um quarto de bebê. Mas será que realmente precisamos comprar tudo isso? É mesmo necessário ter um quarto de bebê? Como ficaria? Com funcionaria?

É mesmo necessário ter um quarto de bebê?Fonte: Arquitetude.

Bem, em última análise, a resposta a essa pergunta é algo muito pessoal. Ou seja, ter ou não um quarto de bebê completamente montado depende dos pais da criança e se eles consideram que isso seja realmente necessário. Se você está se perguntando se você deve ou não montar um quarto de bebê completo, veja algumas perguntas que deve se fazer antes de ir às compras:

1. Onde o bebê vai dormir? Montar um quarto de bebê dá a criança um espaço próprio para dormir. Ou seja, também dá aos pais um lugar separado da crianças. No entanto, muitas vezes os bebês acabam dormindo direto no quarto de seus pais para que eles possam ficar sempre de olho no recém-nascido.

Por outro lado, também é possível comprar um berço fácil de ser movido por toda a casa, permitindo que o bebê tenha a chance de dormir sozinho ou acompanhado, dependendo de seu crescimento, da ocasião e ajudando-o a se acostumar com a ausência dos pais durante o sono, e dando aos próprios pais um pouco mais de privacidade.

2. Onde você vai alimentar o bebê? Um quarto de bebê lhe dá um lugar privado para alimentar a criança. Muitos pais, inclusive, adquirem poltronas de amamentação para deixar o quarto do bebê mais confortável. Quando há muita gente em casa, esse pode ser realmente o melhor lugar para alimentar o bebê.

Quando decorar o quarto do bebê?Fonte: Arquitetude.

No entanto, você deve se perguntar se ter privacidade enquanto alimenta o bebê é importante para você e se existe algum outro lugar na casa em que você possa alimentá-lo com calma, sem um amontoado de gente em volta. Onde mais você poderia alimentar a criança de forma confortável e sem ninguém para incomodar?

3. Onde você vai trocar o bebê? Quartos de bebê costumam ter trocadores, que proporcionam um espaço bom e de uma altura agradável para trocar o bebê. No entanto, na correria do dia a dia, muitos pais e mães acabam trocando o bebê em qualquer lugar para não perder muito tempo.

No entanto, vale lembrar que trocar fraldas não é a atividade mais agradável do mundo. Acidentes acontecem e podem acabar causando uma bagunça ainda maior. Na maioria das vezes, é bom que a mudança de fraldas não aconteça em qualquer lugar, mas num espaço pensado para isso. Onde poderia ficar esse espaço na sua casa, além de um quarto de bebê?

4. Onde você vai armazenar todas as coisas do bebê? Claro que, ao ter um quarto destinado exclusivamente ao bebê, é possível proporcionar muitos espaços de armazenamento para ele. E, acredite, o bebê pode até ser pequeno, mas terá uma quantidade enorme de coisas que precisaram ser guardadas.

É mesmo necessário ter um quarto de bebê?Fonte: Arquitetude.

Brinquedos, roupas, livros, roupas de cama e banho, almofada, objetos decorativos… tudo isso tem que fica em algum lugar. Um quarto de bebê cria uma localização central para todas essas coisas, ajudando a manter a casa mais arrumada. Existe um lugar onde você poderia manter todas as coisas do bebê juntas que não fosse um quartinho para ele?

Então, o que você acha? É mesmo necessário ter um quarto de bebê? Dependendo de como você abordar essas diferentes perguntas, não ter um quarto de bebê para a criança que está para chegar pode ser muito mais trabalhoso do que pensar em montar um.

Deixe seu Comentário

Comentários