Jardinagem é, talvez, um dos melhores passatempos que um amante da natureza pode ter. No entanto, este é um hobby trabalhoso. Pois ele certamente implica uma boa dose de atividade física. Esse é um passatempo ideal para aqueles que querem fazer a sua própria contribuição para a natureza. Se você é uma dessas pessoas, então precisa saber tudo sobre jardinagem!

Saiba tudo sobre jardinagemFonte: Houzz – Danielle Sykes.

Quem deseja ser bem sucedido na área da jardinagem deve ter as seguintes características:

  • Perseverança: além de ter amor pela jardinagem, você também deve ter a vontade e a determinação de prosseguir com o seu hobby. Afinal, nem sempre o resultado é imediato.
  • Aptidão física: é preciso estar fisicamente preparado e ser ágil. Preguiça e jardinagem são palavras que não se combinam.
  • Vontade de conhecer: trocar suas ideias e buscar informações com pessoas especializadas podem te ajudar a prosperar no ramo e conhecer outros com a mesma paixão que você possui.
  • Aspirações em aprender: tente sempre colocar suas mãos em todos os livros, revistas ou artigos que podem melhorar o seu conhecimento sobre jardinagem.
  • Sem pena de gastar: é preciso estar preparado para investir uma pequena quantia do seu salário para comprar itens fundamentais e ferramentas de jardinagem.

O mundo da jardinagem é amplo e apresenta grandes possibilidades para aqueles que querem explorá-lo com zelo e entusiasmo. Você pode escolher entre jardinagem interna, jardinagem exterior, paisagismo, cultivo de ervas exóticas, poda de bonsais e etc: a lista é interminável.

Aprenda sobre jardinagemFonte: Houzz – B. Jane Gardens.

No entanto, é importante fazer uma boa quantidade de trabalhos de investigação antes de mergulhar em qualquer um desses campos. Você deve, primeiro, dominar a arte de escolher as plantas certas para sua casa e também aprender as técnicas favoráveis para a sua produtividade e crescimento.

O simples cultivo de plantas não é suficiente. Decidir onde crescem as plantas também é um aspecto importante da jardinagem. Poucas coisas são mais desagradáveis para um jardineiro do que um jardim que tem flores plantadas de qualquer jeito crescendo a esmo.

Portanto, tenha cuidado com a alocação das plantas e seus respectivos locais. Disponha os diferentes tipos de flores de acordo com alturas, texturas e cores para que elas se complementem, aumentando ainda mais a beleza do seu jardim.

Reserve um dia inteiro para realizar os trabalhos de jardinagem (o sábado ou o domingo podem ser uma boa opção para quem trabalha fora). Neste dia, pegue todo seu equipamento de jardinagem e vá para o jardim. Se sua família e amigos também se interessarem por esse passatempo, convide-os a participar. Quanto mais gente, melhor!

Então comece a limpar o jardim, retirando as folhas e plantas secas que estiverem pelo chão ou sujando os canteiros. Faça a poda correta de cada planta e observe os locais em que ainda há espaços para plantio. Adube bem a terra e plante suas mudas e sementes, sempre tomando cuidado para marcar o que está em cada local.

Jardinagem com floresFonte: Houzz – Mara Design Studio.

Depois de todo esse trabalho é só regar os canteiros, limpar as ferramentas e guardá-las de volta no lugar. Certifique-se de que as ferramentas estão um local em que ficam realmente conservadas, pois assim elas chegam a durar anos. Além disso, algumas ferramentas de jardinagem são caras e nem sempre é possível comprar novas constantemente.

Tornar-se um jardineiro eficiente é algo que vem com o tempo e a prática. Por isso, não ligue se nem sempre as coisas não saem como o que você planejou. No que diz respeito ao cultivo do jardim, se você realmente colocar amor no trabalho e se esforçar, em breve seu jardim será um oásis e você saberá tudo sobre jardinagem.

Deixe seu Comentário

Comentários