Azul é uma cor associada à criatividade e espiritualidade, além de ser uma das favoritas no mundo do design. Ela também é a cor dos oceanos, do céu e seus diferentes tons são muito usados em nossos lares. Veja como usar azul na decoração da casa.

Por que usar azul na decoração da casaFonte: Houzz – Gleicher Design.

A cor azul tende afetar nosso humor e tem um efeito calmante. Ela também representa confiança, verdade, sabedoria e estabilidade. Tons de azul puxados para o verde, como o turquesa e o Tiffany, tendem a ser mais divertidos, enquanto os azuis mais profundos carregam um sentimento mais sério e sereno.

No feng shui, o azul é a cor do elemento água, que leva ao relaxamento e confiança. De acordo com essa metodologia, os azuis mais claros e esverdeados representam a juventude, enquanto os azuis escuros representam a sabedoria. Isso faz com que as diferentes tonalidades de azul sejam ótimas para decorar os diferentes espaços da casa.

Em relação aos chacras, o chacra da garganta, que é o primeiro dos chacras espirituais, está associado ao azul e o chacra do terceiro olho, localizado entre os olhos, está associado ao índigo, uma tonalidade entre o azul e o roxo. O chacra da garganta representa comunicação e autoexpressão; já o chacra do terceiro olho representa nossa intuição, imaginação e sabedoria.

Apesar do azul ser a cor do céu e dos oceanos (a Terra é considerada o planeta azul), ela não é muito comum na natureza. Não existem muitas comidas naturais azuis e, geralmente, animais azuis são venenosos. Mas, apesar desta não ser uma cor muito natural, ela costuma ser muito usada na decoração de interiores.

Significado da cor azul na decoraçãoFonte: Houzz – NIBA Designs.

Versátil e querido, não há realmente um lugar ruim para usar um tom de azul quando se está criando um design. Dos azuis pálidos aos mais escuros e acinzentados, todos conseguem achar um lugar especial num projeto de decoração. Os azuis mais claros, que lembram o céu, tendem a ser mais infantis e passar um sentimento otimista, enquanto mais escuros tendem a se sentir mais sérios e tradicionais.

O azul funciona bem como cor para a parede em home offices, quartos e banheiros. Ele é naturalmente adequado para espaços onde você quer criar uma sensação de calma e tranquilidade. Mas você não precisa deixar de usar o azul em outros espaços da casa, basta equilibrá-lo com a utilização de cores quentes, como amarelo, laranja ou até vermelho.

A maioria de nós tendem a ter uma preferência por cores quentes ou frias. No entanto, tons frescos de azul são igualmente populares, pois podem ajudar um cômodo a parecer mais fresco mesmo no mais quente dia de verão. O azul combinado com tons neutros de brancos cremosos cria para uma paleta maravilhosamente calmante para a casa inteira.

Mas vale ressaltar que o azul é uma cor fria e usá-lo com excesso pode fazer com que o cômodo pareça mais frio do que realmente é, além de impactar negativamente as pessoas, tornando-as mais indiferentes. O uso excessivo de azul também pode causar sonolência e, por isso, ela deve ser combinada com outras cores afim de evitar a monotonia.

Azul na decoração da casaFonte: Houzz – ClearMirror.

Se você está considerando adicionar mais azul na decoração da casa ou mesmo tornar esta a cor predominante em alguns cômodos, considere tentar algumas explorações para aprofundar sua consciência em relação a esta cor:

  • Faça uma caminhada ao ar livre para ter um pouco mais de contato com a natureza. Leve sua câmera e tire fotos de todas as coisas azuis que você ver;
  • Visite uma livraria busque nos livros de design e decoração algumas inspirações para perceber como a cor azul é usada por profissionais;
  • Visite uma loja de pintura e adquira algumas amostras de tinta azul para testar em casa;
  • Visite um museu ou galeria de arte e procure por trabalhos que usam azul. Veja como diferentes artistas de diferentes épocas utilizam a cor em suas obras.

Deixe seu Comentário

Comentários