Quente e acolhedora, a madeira é um material acessível para a criação de bancadas de cozinha. A madeira é um material nobre e muito bonito mas que, sem a manutenção adequada, pode rachar e até mofar. Será que esse é o material certo para você usar na cozinha? Saiba mais sobre bancadas de madeira para cozinha.

Bancadas de madeira para cozinhaFonte: Houzz – Powell Construction.

Podem ser utilizadas diferentes tipos de madeira para a criação de bancadas de cozinha. A maple, por exemplo, é umas das mais populares porque é clara e tem valor acessível. Já cerejeira e carvalho são mais elegantes, porém caras. Também é possível fazer bancadas de cozinha partir de bambu ou até um aglomerado de madeira, o famoso MDF.

Bancadas de madeira para cozinha requerem cuidados especiais para mantê-las protegidas. Cada tipo de madeira possui diferentes recomendações e é muito importante seguir as instruções do fabricante sempre. Dependendo da frequência de uso, as bancadas de madeira também podem precisar ser seladas com certa periodicidade para evitar ressecamentos e rachaduras.

O óleo de cozinha, por exemplo, pode danificar a madeira. Afinal, este é um material mais macio e que tende a absorver umidade e ficar manchado. Isso leva muita algumas pessoas a usá-lo apenas em certas superfícies, como ilhas. Porém, se você tem bancadas de madeira e elas estiverem arranhadas, basta lixar e envernizar novamente que elas ficam como novas.

Vale lembrar que blocos de madeira têm sido usados como superfície de corte por séculos, pois este material tende a absorver a água, o que faz com que ele seque mais rápido, diminuindo a sobrevivência de bactérias, além de possuir características naturais antibióticas que desaceleram o crescimento bacteriano.

Vantagens e desvantagens das bancadas de madeira para cozinhaFonte: Houzz – Kasis Construction Inc.

Porém, apesar de ser fácil limpar uma tábua de madeira (basta lavar com água corrente e sabão neutro e depois secar bastante) não é tão fácil limpar as bancadas de madeira da cozinha, o que explica por que este tipo de bancada também usa tábuas de corte. Quem goste de ter belas bancadas de madeira que parecem novas evita cortas alimentos diretamente sobre elas para evitar arranhões.

Muita gente opta por instalar bancadas de madeira na cozinha devido ao valor. Apesar dos preços variarem dependendo do tipo de madeira, em geral, esse tipo de bancada (mesmo as personalizadas) costumam ter valores muito mais acessíveis do que mármores, granitos e outros tipos de pedras naturais.

É claro que, se você quer ter o visual da madeira na cozinha, mas tem medo de utilizá-la nas bancadas, pode combinar este material com outros, como pedras naturais ou aço inox. Assim, nas bancadas secas, utilizadas para apoiar eletrodomésticos ou armazenar materiais, usa-se a madeira. Nas outras bancadas, como as de corte ou da pia, usa-se outro material.

O recurso está em alta pois a combinação de diferentes materiais é uma tendência na decoração de cozinhas. Mas isso também pode ajudar a diminuir os custos de uma reforma. Afinal, ter todas as bancadas de mármore ou granito pode ser bastante oneroso dependendo do número de superfícies. Porém, ao combinar os materiais, este valor pode acabar tornando-se mais acessível.

Bancadas de madeira para cozinhaFonte: Houzz – Soda Pop Design Inc.

No Brasil, a utilização de bancadas de madeira para cozinha não é comum. Afinal, as pedras naturais são encontradas com facilidade, tornando este um material relativamente acessível. Porém, em outros lugares do mundo, as bancadas de madeira são muito mais comuns, o que prova que é possível sim utilizar este material e fazê-lo durar muito tempo.

Por isso, se você quer usar bancadas de madeira na decoração da sua cozinha, não tenha medo. Com um pouco de cuidado, essas bancadas vão durar bastante tempo e deixar sua cozinha com um visual mais receptivo e acolhedor.

Deixe seu Comentário

Comentários