Decorar a casa, para muita gente, é sinônimo de gastar uma fortuna. No entanto, isso não é necessário: basta um pouco de imaginação para decorar a casa com bom gosto e sem gastar muito. Por isso, trouxemos algumas ideias baratas para a decoração da casa para você!

Ideias baratas para a decoração da casaFonte: Casa3 Arquitetura.

A melhor maneira de decorar uma casa é projetar um cômodo de cada vez. Isso torna o processo muito menos estressante, mais agradável e acessível. Principalmente para quem está com o orçamento apertado, decorar um cômodo por vez pode ser uma forma inteligente de decorar, pois assim é possível analisar tudo o que há em um cômodo, separar o que será reutilizado e o que pode ser inserido em outros espaços.

O primeiro passo para renovar a decoração da casa é pintar as paredes. A pintura é uma das coisas menos caras que você pode fazer para decorar um cômodo e tem impacto visual imediato e profundo. Quando for selecionar as cores da tinta para pintar as paredes, gaste um tempo analisando as cores e fazendo combinações, pois é isso que irá destacar o cômodo.

Com as paredes pintadas, você já pode adicionar itens decorativos, como cortinas ou persianas. Existem várias cortinas e persianas prontas, vendidas em lojas de departamento, que possuem boa qualidade e saem bem em conta. Para encontrar a peça ideal para sua janela, meça-a para saber o tamanho de cortina que você precisa. Instalar cortinas ou persianas antes de colocar os móveis pode facilitar a limpeza do cômodo.

Projeto Leila Dionizio - Blue house projetos de arquitetura em área externa com cozinhaFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

O piso é outro item importante na decoração. No entanto, trocar completamente o piso da casa pode ser bastante caro. Se o seu piso não estiver em bom estado, pisos laminados imitando madeira são um bom investimento e causam ótima impressão. Outra opção é comprar alguns tapetes para compor a decoração da casa. Eles podem ser utilizados para esconder imperfeições no piso e também ajudam criar um clima mais aconchegante nos cômodos.

Os móveis também são importantes para a decoração e costumam ocupar a maior parte do orçamento. No entanto, se seus móveis estão com uma boa aparência, não há necessidade de mudá-los. Se eles estiverem bem conservados e precisando de uma pequena reforma cosmética, pode valer a pena reformá-lo. Móveis antigos com uma nova pintura ficam um charme. Outra opção é fazer patina neles, dando aquele aspecto meio provençal, que também está na moda.

Um item que não é muito caro e pode compor bem a decoração da casa é o espelho. Quando bem posicionado, o espelho cria a sensação de que o ambiente é maior e a iluminação é melhor. É possível optar por um único espelho ou um conjunto deles, dependendo que você achar que combina mais com a decoração da casa.

Decorar a casa com ideias baratasFonte: Arquitetude.

Aproveite o momento de renovação para analisar todos os objetos decorativos que você já possui. Peças de arte, velas, jarros, arranjos de flores e outros itens podem ser reaproveitados e redistribuídos por toda a casa. Se você tem um conjunto de almofadas na sala, mas já se cansou delas, que tal trocar a capa e reutilizá-las no quarto? Um quadro antigo, que está guardado, pode decorar bem o banheiro.

Os objetos decorativos são importantes para dar personalidade ao cômodo. Mas fique atento ao acabamento das peças, pois mesmo as mais baratas devem ser bem acabadas para não deixar a decoração com aparência de barata. A quantidade de itens por cômodo também é importante, pois lugares com muitos detalhes parecem estar meio bagunçados.

Com todas essas ideias baratas para a decoração da casa sua residência ficará linda e você não vai gastar quase nada!

Deixe seu Comentário

Comentários