A pergunta é bem simples, mas nem sempre fácil de responder. Qual o local certo para colocar a cama? Existem várias teorias, muitas contraditórias, que só nos deixam com mais dúvidas. Por isso, conheça algumas dessas teorias e escolha a melhor posição para sua cama:

Posição certa para a camaFonte: Arquitetude.

1. Você deve posicionar a cabeceira da cama contra a parede principal. Mas, na verdade, isso nem sempre é a melhor solução, uma vez que o posicionamento da cama também depende do layout do quarto.

O feng shui, que considera as relações espaciais em relação ao fluxo de energia vital, aponta que colocar a cama na parede principal do quarto é a melhor solução. Mas adverte que se houverem canos ou tubulações de gás na parede você deve evitá-la. Mesmo aqueles que não acreditam no feng shui concordam que essa não é uma boa opção. Afinal, nada pior do que barulhos de cano durante o sono.

Já os designers de interiores dizem que o posicionamento da cama depende do tamanho e das proporções do quarto. Se a planta é quadrada, por exemplo, então é melhor colocar a cama no central do cômodo. Se o quarto for retangular, é melhor dividi-lo em zonas, com a cama localizado em uma e uma poltrona com mesinha de apoio em outra.

Mas é claro que posicionar a cama na parede principal do quarto é uma escolha muito popular. Afinal, essa costuma ser uma das maiores paredes e a cama é o atrativo principal do quarto. Portanto, nada mais natural do que colocá-la contra a parede principal do cômodo.

Onde colocar a camaFonte: Casa3 Arquitetura.

2. Você deve ter uma boa visão da porta do quarto de sua cama. Mas, na verdade, também é bom se toda a cama não for visível do exterior quando a porta estiver aberta.

Uma das necessidades mais primordiais dos seres humanos é dormir em um local seguro. Isto faz com que, mesmo de forma inconsciente, posicionemos a cama longe de portas ou janelas e de forma a ter uma boa visibilidade do cômodo. Ou seja, do ponto de vista psicológico, é importante manter a cama longe da porta, mas numa posição em que ainda seja possível vê-la.

Por esse motivo, outra localização comum para a cama é contra a parede em que a porta está localizado, tornando-a menos visível para potenciais invasores. Outro benefício dessa disposição é que a luz que brilha sob o vão da porta ou quando ela aberta acaba não incomodando quem está dormindo.

3. Você não deve dormir com as pernas de frente para a porta. Mas, na verdade, isso não pode ser verdade para todas as portas, como, por exemplo, a porta de uma armário ou closet.

Como posicionar a cama no quartoFonte: Da Hora Arquitetura e Interiores.

Há muitas razões culturais para as pessoas não gostarem de dormir com os pés em direção a porta. Na tradição islâmica, por exemplo, se você está dormindo com as solas dos pés diretamente apontando para a porta do quarto isso pode ser arriscado. Afinal, é considerado falta de educação apontar as solas dos pés para as pessoas, especialmente os idosos.

Já na Rússia, outro país com fortes superstições domésticas, ninguém pode dormir com as pernas de frente para a porta, mesmo que seja o único lugar lógico para a cama. Segundo a tradição, essa é a posição usada para levar um caixão para fora da residência, com os pés atravessando a porta primeiro. E ninguém quer esse tipo de associação em seu quarto.

Não dormir com os pés em direção à porta é fundamental no feng shui também, assim como não colocar um espelho em frente à cama ou dormir sob um candelabro ou teto vigas, ou entre duas portas.

No entanto, quem não tem nenhuma superstição, pode posicionar a cama da forma que desejar no quarto, inclusive com os pés em direção a porta e, principalmente, se o design do quarto favorecer este posicionamento.

Posição correta da camaFonte: Arquitetude.

4. Você precisa posicionar a cama de acordo com uma certa orientação da bússola. Mas, na verdade, não há nenhuma posição da bússola com a qual todos concordem, nem mesmo os praticantes de feng shui ou consultores de forças geomagnéticas.

A tradição japonesa diz que você pode dormir apontando para qualquer direção – exceto com a cabeça voltada para o norte, pois isso é considerado um mau presságio. Afinal, nesta cultura, tradicionalmente os defuntos são colocados com a cabeça voltada para o norte.

O feng shui não fala muito sobre a posição da cama em relação aos pontos cardeais. Segundo esta corrente, cada um de nós tem o nosso próprio número de Gua, calculado a partir de nosso ano de nascimento. Com o número de Gua de uma pessoa pode-se descobrir qual posição funciona melhor para ela e qual deve ser evitada para a cama.

De acordo com esta filosofia, cada pessoa deve encontrar o posicionamento da cama de forma individual. Mas o que acontece com os casais quando eles tem números diferentes de Gua? Atualmente, os consultores de feng shui sugerem colocar a cama num aposição adaptada para quem leva para casa a maior parte do sustento da família.

Qual o local certo para colocar a cama?Fonte: Casa3 Arquitetura.

5. Se você tem uma vista panorâmica de sua janela, você precisa fazer uso desta e colocar a cama de frente para ela. Mas, na verdade, isso pode ser ótimo se a janela tem vista para floresta, mas não é ideal se a janela está virada para o sol.

Se a janela do quarto recebe sol da manhã, ao colocar a cama em frente a ela, você pode acabar tendo algum desconforto. Ou a janela vai ficar com cortinas, e toda a ideia de olhar para fora e assistir ao belo nascer do sol está perdida.

Neste caso, a região é um fator decisivo. Quem está próximo a linha do Equador recebe o sol num ângulo de cerca de 90 graus, o que pode fazer com que a luz e o calor sejam incômodos. Já quem está na região norte, onde as temperaturas são baixas, pode acabar tendo problemas com os ventos fortes.

Além disso, a parte do quarto em frente a janela é um local de perda de calor. Portanto, quem mora em um local frio pode acabar sentindo ainda mais frio ao colocar a sua cama de frente para a janela do quarto.

Qual o local certo para colocar a cama?Fonte: Da Hora Arquitetura e Decoração.

6. O local certo para a sua cama é aquela em que você se sinta mais confortável. E, na verdade, esta é provavelmente a resposta certa.

Afinal, na hora de dormir, conforto é fundamental. Nem sempre todas as teorias ou superstições devem ser levadas as sério. Portanto, na hora de escolher qual o local certo para colocar a cama, observe o layout do quarto e suas próprias sensações para decidir o posicionamento ideal. Se você não acertar de primeira, não tem problema. Às vezes podem ser necessárias algumas tentativas até achar a posição certa para a cama.

Deixe seu Comentário

Comentários