Ter bancadas na cozinha é fundamental, pois elas não só tornam o espaço funcional como também ajudam a decorar o espaço. Por isso, além de servir para preparação de alimentos, elas devem ser duráveis, a prova de manchas, arranhões e calor, além de bonitas e (se possível) econômicas. Veja 5 perguntas para se fazer ao escolher as bancadas da cozinha:

5 perguntas para se fazer ao escolher as bancadas da cozinhaFonte: Houzz – Buckminster Green LLC.

1. Como você vai usar as bancadas?

A parte mais crítica de sua decisão sobre as bancadas deve vir de uma avaliação de como você e sua família usam sua cozinha regularmente. Por exemplo, quem cozinha muito precisa priorizar durabilidade e facilidade ao limpar. Já quem quase não faz comida em casa e usa a cozinha mais para a preparação de lanches pode gastar menos com as bancadas da cozinha e investir em outras áreas mais utilizadas da casa.

Ter uma cozinha com bancadas de aço inox, por exemplo, é uma ótima saída para quem cozinha muito e é bem cuidado, pois este é um material que risca com facilidade. Já para quem quase não usa a cozinha, bancadas de madeira podem ser um saída bonita e acessível.

2. Com quanta manutenção você quer lidar?

Muitos materiais vêm com uma longa lista de exigências de manutenção, enquanto outros são extremamente resistentes. Seja realista sobre quanto esforço você está disposto a colocar no cuidado com suas bancadas. Materiais porosos como mármore e granito, por exemplo, precisam ser selados pelo menos uma vez por ano. Por isso, antes de se apaixonar por um material, avalie as exigências de conviver com ele.

Como escolher as bancadas da cozinhaFonte: Houzz – Studio S Squared Architecture.

3. Qual o espaço disponível na sua cozinha para bancadas?

É extremamente útil ter uma ideia do tamanho de bancada que você vai precisar. Desta forma, conforme você for pesquisando informações sobre diferentes materiais, é possível ir fazendo alguns cálculos e comparações. Por razões de design e orçamento, você pode decidir usar dois materiais diferentes, um mais acessível nas bancadas e outro mais caro na ilha. E, para ter esses números e compará-los, é necessários saber o tamanho das bancadas.

4. Qual é o seu orçamento?

Tampo para bancadas de cozinha podem variar muito de preço dependendo do material escolhido. Desde madeira, passando por pedras naturais e artificiais até o aço inox, todas as opções são válidas e podem conferir um visual muito bonito a qualquer cozinha. Geralmente, a escolha do material da bancada obedece a critérios de orçamento, durabilidade e beleza para se encontrar aquele que é ideal.

5 perguntas para se fazer ao escolher as bancadas da cozinhaFonte: Houzz – Nolan Painting Inc.

Tendo em mente que uma bancada de cozinha é de boa qualidade, quando conservada corretamente, dura muito tempo, este tende a ser um investimento que vale a pena. Por isso, ao invés de economizar comprando algo que você não gosta, lembre-se que você vai ter que viver com essa decisão diariamente por muitos anos e não vai querer se arrepender de não ter gastado um pouco a mais para te algo mais bonito.

5. Quais são os materiais de sua preferência?

Ao escolher as bancadas da cozinha, a estética não pode ser ignorada. Afinal, a cozinha costuma ser o coração da casa e todo mundo adora estar num espaço bonito e confortável. Seria, no entanto, um pouco estranho selecionar um balcão com base apenas em sua beleza, para só depois de instalado perceber que talvez ele realmente não seja adequado as suas necessidades.

Buscar informações sobre os diferentes materiais usados em bancadas de cozinha pode te ajudar a fazer sua escolha final com mais confiança. Por exemplo, de você gosta de bancadas brancas, mas não quer se preocupar com possíveis manchas, um material alternativo ao mármore branco é o quartzito, que oferece grande durabilidade e pouca manutenção.

Deixe seu Comentário

Comentários