Planejar uma sala de jantar nem sempre é fácil. É preciso escolher móveis, acessórios, combiná-los e ainda levar em conta o espaço de circulação para que todos fiquem a vontade ao redor da mesa. Por isso, é preciso acertar na escolha dos móveis certos para montar a sala de jantar dos seus sonhos.

Móveis para sala de jantarFonte: Casa3 Arquitetura.

Antes de sair comprando móveis indiscriminadamente, é preciso ter alguns cuidados como medir a área de jantar, estimar o número de pessoas que irão usar a área e pensar no uso geral do cômodo. Assim, fica bem mais fácil encontrar móveis mais apropriados.

Depois de resolver esses detalhes, passe para a escolha do móvel principal: a mesa de jantar. Ela é o centro da sala e das atenções e, por isso, deve ser escolhida com calma e carinho. Hoje é possível encontrar mesas de jantar de diferentes formatos, dos mais formais aos mais inusitados.

Mesas retangulares são mais tradicionais e ideais para famílias grandes. Além disso, são muito fáceis de encontrar e se encaixam bem em praticamente qualquer sala de jantar. Para deixar o espaço com um clima mais contemporâneo, escolha uma mesa com acabamentos diferentes do mogno tradicional.

Se sua sala de jantar não é muito grande, mas a família é extensa, então é possível optar por uma mesa extensível. Esse tipo de mesa tem formato compacto, mas pode ser aumentada todas as vezes que houverem convidados para as refeições.

Escolha os móveis certos para montar a sala de jantar dos seus sonhosFonte: Arquitetude.

Já as mesas de jantar redondas ou ovais são mais despojadas e modernas, o que pode contribuir com um clima mais informal para a sala de jantar. Ter uma mesa redonda oferece a facilidade de se encaixar mais cadeiras em volta dela.

Em seguida, escolha as cadeiras para sua sala de jantar. Tenha em mente o tamanho e material da mesa para escolher cadeiras que combinem bem com o móvel principal e o cômodo. Peças muito desconectadas entre si podem sugerir que a decoração do espaço não foi muito bem pensada. Portanto, atenção às escolhas.

Além disso, se você tiver uma sala de jantar pequena, tenha cuidado com o tamanho das cadeiras, para não prejudicar a circulação do cômodo. Escolha cadeiras mais simples, sem braços e pouco estofamento, para que elas e encaixem bem junto a mesa.

Já se sua sala é bem ampla, pode abusar na escolha das cadeiras e optar por aquelas que forem mais confortáveis e combinarem melhor com o ambiente. Assim o seu cômodo ficará bastante confortável.

Como escolher os móveis para sala de jantarFonte: Leila Dionizios Arquitetura.

Independente do tipo de mesa que você escolher, tenha em mente as seguintes regras:

  • O espaço mínimo entre as cadeiras deve ser de 30 centímetros, para que as pessoas que estejam lado a lado não fiquem se esbarrando durante as refeições;
  • A mesa deve ficar a, no mínimo, 90 centímetros das paredes, o que proporciona espaço suficiente para as cadeiras e para quem precise passar por trás delas durante as refeições;
  • Buffets e aparadores podem ser fundamentais para dar apoio à mesa de jantar, por isso devem estar próximos a ela;
  • Se houver uma luminária pendente sobre a mesa de jantar, sua altura ideal é de 1,50 metros acima do chão. Essa altura permite que o objeto não atrapalhe as pessoas que estão à mesa.

Além de mesas e cadeiras, também é possível acrescentar móveis para armazenamento no projeto de decoração da sala de jantar, como um buffet ou aparador.

Como decorar a sala de jantarFonte: Arquitetude.

O buffet é um móvel de apoio bem tradicional para salas de jantar. Ele possui portas para que seja possível armazenar louças e talheres e sua superfície pode ser usada como mesa de apoio para travessas e panelas durante eventos mais formais.

Já os aparadores não costumam ter portas; alguns possuem gavetas para armazenar talheres e descansos de panelas. O móvel é utilizado principalmente para apoiar travessas e panelas durante as refeições.

Deixe seu Comentário

Comentários