Já se foi a época em que quartos de crianças eram pintados de rosa ou azul e recebiam móveis brancos. Atualmente, existe uma enorme variedade de cores, temas e móveis que podem criar decorações bonitas e funcionais para quartos de crianças de todas as idades. Se você vai fazer uma decoração para quarto de criança, confira algumas dicas.

Decoração para quarto de criançaFonte: Arquitetude.

Ao decorar o quarto do seu filho ou filha, tenha em mente as preferências da criança, além das suas próprias e do que está moda. Afinal, é a criança que passará a maior parte do tempo no quarto e, portanto, o ambiente deve agradá-la. E lembre-se que a moda passa e basear todas as escolhas de design nisso pode ser um grande problema num futuro próximo.

Veja as melhores dicas de decoração para quarto de crianças:

Paredes e cores: usar uma única cor por todo o cômodo pode deixá-lo um pouco chato. Por isso, muita gente gosta de investir em murais, que são uma ótima maneira de fazer uma parede comum ganhar vida. Outra opção são só papéis de parede, que podem ser encontrados em diferentes cores e padrões bastante criativos para as crianças.

Ao pintar as paredes, dê preferência a tintas à base de água, que podem ser limpas com muito mais facilidade. Também existem tintas sem cheiro que podem ser a melhor opção ao pintar quartos de crianças, pois elas não costumam causar alergias.

Como decorar um quarto infantilFonte: Arquitetude.

Luzes: a iluminação é muito importante, principalmente num quarto infantil. Use luzes brilhantes sobre a área de estudos ou uma luminária de mesa para reforçar a iluminação do espaço. As luzes mais fortes também podem ser concentradas sobre detalhes arquitetônicos ou da decoração para dar ênfase a essas áreas.

Além disso, a luz central do ambiente pode ser mais fraca e amarelada, para dar uma atmosfera de relaxamento ao espaço na hora de dormir. Se a criança tiver o costume de ler na cama, providencie um abajur ou luminária direcional para que ela não precise ficar forçando a vista na hora da leitura,

Piso: se possível, invista em um piso fácil de limpar, não exija muita manutenção ou risque com facilidade, como porcelanatos e cerâmicas. Além disso, um piso que não fique escorregadio também pode ser um diferencial. Caso você tenha escolhido um piso frio, adicione um tapete para brincar, para que a criança não se sente diretamente no chão.

Móveis: é um erro comum achar que uma criança necessita de um monte de móveis. Tente manter o mobiliário o mais básico possível, com uma cama, um armário e uma mesa de estudos, que tenham cantos arredondados para evitar acidentes. Assim sobra muito mais espaço para a criança brincar e se desenvolver no espaço disponível, sem que seja necessário disponibilizar outras áreas da casa para isso.

Decoração para quarto de criançaFonte: Arquitetude.

Uma criança também precisa de espaço para guardar seus brinquedos e, portanto, uma pequena estante e um baú também podem ser itens necessários no quarto. Se o espaço não comportar tantos acessórios, utilizar algumas prateleiras e nichos pode ajudar a manter o espaço mais organizado.

Janelas: dormir bem é essencial para o desenvolvimento infantil. E, para ter uma boa noite de sono, nada melhor do que um quarto escurinho. Uma cortina ou uma persiana podem ajudar a proporcionar um ambiente mais aconchegante para a criança dormir. Evite peças com muitos detalhes, como rendas, bordados, babados e laços, pois elas dão muito mais trabalho para limpar.

Além disso, em se tratando de janelas, é importante cuidar da segurança da criança. Por isso, a instalação de uma tela ou grade de segurança pode ser importante. A tela tende a ser a opção mais popular pois, além de ser mais barata, também interfere menos na estética do ambiente.

Por fim, liberte sua imaginação e ajude sua criança interior aflorar. Afinal, os pequenos são imaginativos e isso que permite que eles tenham grandes ideias. Permita que seu filho participe das decisões e leve suas opiniões bem a sério. Com todas essas dicas de decoração para quarto de criança e com a contribuição sua e do seu filho, o espaço com certeza ficará perfeito!

Deixe seu Comentário

Comentários