Você tem sempre várias ideias para decorar salas, mas na hora de colocar em prática, batem várias dúvidas e o projeto de decoração nunca sai do papel?

Ideias para decorar salas | Decoração IdealFonte: Chris Snook.

Pois saiba que, se você quer mesmo decorar sua sala, é necessário ter bastante organização e paciência. Afinal, a sala é um dos cômodos mais importantes da casa, pois é onde recebemos visitas, assistimos televisão e fazemos até algumas refeições. Por isso, este é um cômodo que deve ser não só bonito e confortável como também funcional para receber todas as atividades que precisam se desenvolver nele.

Como qualquer cômodo, a decoração da sala deve refletir a personalidade das pessoas que habitam a casa. Por isso, é necessário definir um estilo de decoração. Você prefere clássico ou contemporâneo? Vintage ou moderno? Rústico ou romântico? Claro que você pode mesclar estilos, mas um deve ser o destaque e ele vai permear toda a sua decoração e te ajudar a escolher móveis e acessórios decorativos.

Na dúvida, inspire-se em algumas revistas de decoração. Elas têm várias ideias legais que você pode colocar em prática. Mas, se você tem muitas ideias para decorar salas e está difícil coordenar todas, pode valer a pena entrar em contato com um arquiteto ou decorador. Esses profissionais estão acostumados a lidar com todo o tipo de projeto e podem te ajudar a escolher suas melhores ideias para executá-las em um projeto bonito, otimizado e funcional.

Ideias para decorar salas | Decoração IdealFonte: Leila Dionizios Arquitetura e Luminotécnica.

De qualquer forma, separamos algumas dicas para por em prática suas ideias para decorar salas:

• Meça tudo: Antes de sair comprando um monte de móveis, meça o cômodo e as paredes para saber quanto você tem de espaço. Já pensou de o seu jogo de sofás não cabe na sua sala? Saber o tamanho do cômodo é importante para você planejar onde vai colocar os principais móveis e como será a disposição deles dentro do cômodo.

• Defina a cor de cada ambiente: Na hora de escolher as cores das paredes, escolha tons versáteis, que combinam com qualquer tipo de decoração. As cores neutras são sempre uma opção segura, pois são atemporais, elegantes e combinam com praticamente tudo. Beges, brancos e marrons são ótimos, mas se o que você procura é uma tendência super atual, saiba que os cinzas são as apostas para este ano.

• Objetos e Adornos: Se você adora cores vivas, pense bem antes de aplicá-las em todas as paredes, pois elas são super difíceis de cobrir e podem ser cansativas para os olhos. Você pode usar uma cor mais viva e brilhante em uma das paredes, para destacá-la, ou ainda utilizá-las em acessórios decorativos, deixando o ambiente mais informal.

Ideias para decorar salas | Decoração IdealFonte: Casa 3 Arquitetura.

• Pisos e revestimentos: Não se esqueça também do chão. Ele deve ser contemplado no seu projeto de decoração, o que não significa trocar todo o piso por um novo, a não ser que seja realmente necessário. Invista em tapetes: eles são ótimos acessórios e ajudam a deixar o ambiente mais aconchegante, além ajudar a delimitar espaços quando temos ambiente integrados.

Iluminação: Outro ponto que vale a pena ser explorado na decoração das salas é a iluminação. Aproveitar a iluminação natural é uma ótima ideia, que também ajuda a diminuir o valor da conta de energia. Por isso, procure não obstruir as janelas com móveis ou objetos, e sempre opte por telas de material claro ao invés de grades de ferro.

Entretanto, se a luz incide diretamente em grande parte do dia, você vai precisar de algum tipo de proteção, como cortinas ou persianas, que também ajudam a manter a temperatura constante no cômodo.Mas também devemos pensar na iluminação artificial, para que ela seja funcional e combine com o resto do cômodo. É possível usar uma iluminação pontual sobre detalhes decorativos que merecem destaque, como obras de arte.

Entretanto, não é legal usar esse mesmo tipo de luz sobre sofás ou poltronas, pois elas podem deixar as pessoas com calor. Já as lâmpadas embutidas ajudam a valorizar a decoração como um todo, além de deixar o ambiente mais aconchegante com a iluminação indireta.

Ideias para decorar salas | Decoração IdealFonte: Arquitetude.

Agora que você já tem várias ideias para decorar salas, quais você irá aplicar no seu projeto de decoração?

Deixe seu Comentário

Comentários